SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

A VIOLÊNCIA DAS “MÁFIAS” POLÍTICAS E O NOVO CANGAÇO.

 


Nessa terra sem lei

Que herdamos do rei

Terra de ninguém 

Nessa terra sem lei

Que herdamos do rei

Terra de ninguém


A violência das Máfias políticas que inviabiliza a democracia, operam sem leis e se calam para corrupção é semelhante no uso da força, a usada no assalto em Araçatuba pelo Novo Cangaço contra uma população pobre, indefesa e já roubada de diversas vezes na vida pela falta de direitos básicos. A violência faz parte da cultura brasileira não apenas no crime mas em todos os setores, incluindo a política com Oligarquias e gangues partidárias, em suas formas de conquistar, se manter e querer se perpetuar no poder.



O que justifica a Oligarquia do Coronel Ciro Gomes nas últimas três décadas ocupar oito partidos desde a Ditadura até os dias de hoje, ocupar espaços nos Governos Itamar, FHC, Lula e Dilma com membros da família a viver dos Governos federal e estadual, mudar de aliados e discursos de acordo com as circunstâncias, e de forma violenta com suas mentiras, discursos grosseiros e ataques como o trator, acham que o Estado lhe pertence e podem tudo ? Igual ou pior que Bolsonaro faz ou o PT com absurda corrupção e aparelhamento do Estado para se manter no poder. 



Enquanto nessas décadas, não cumpriram, as promessas sempre renovadas com campanhas milionárias e silêncio sobre corrupção nos Governos da Oligarquia Ferreira Gomes, às violências e a criminalidade aumentaram, milhares de jovens morreram, o crime organizado se fortaleceu com um exército de jovens que para não morrer na miséria no Nordeste e Ceará foram morar nas periferias de São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre e outras cidades pelo Brasil. Nessas mesmas décadas a Oligarquia enriquecida pelo Estado, empresários não pagam impostos devido a incentivos fiscais em troca de doações para suas campanhas. Os nomes das Empresas que recebem os incentivos fiscais, não são divulgadas pelo Governo do Ceará, mais uma violência antidemocrática e ditatorial, como se fossemos uma Ditadura das bananas sem transparência e controle social sobre o dinheiro público, com os respectivos incentivos fiscais reduz a arrecadação que poderia ter mais dinheiro para educação e saúde, o que gera como consequência mais exclusão, desigualdades e brutais violências sobre a maioria da população cearense. O equilíbrio fiscal é alcançado excluindo a maioria da população das politicas publicas, mas tem dinheiro para absurdos como Aquario, e privilégios para políticos e empresários. Muitos dos cearenses vão morrer e parar no crime atuando em tráficos de drogas e assaltos como Araçatuba. Empresários ficam bilionários sem pagar impostos, exportando a pobreza para outros estados, vendendo seus produtos e dizendo que tem boas práticas empresariais e sociais ?



  

Nos indicadores de educação citados acima, o Ceara é um dos piores do Brasil há décadas, apesar dos ganhos do IDEB anuais que focam em 311 mil jovens que cursam o ensino medio mas apagam da história milhões sem acesso a educação. Uma das graves exclusões é que 60 % da população cearense ( de 9 milhões ) cerca de 5, 4 milhões não concluíram o ensino médio, somos o quinto pior em alfabetização, e portanto o voto é “comprado” devido às violentas desigualdades e miséria para manter no poder, as famílias aliadas do Coronel Ciro Gomes que mantém seus feudos, cidades, currais eleitorais há décadas usando a "máquina"  para “ os juniores “ que herdam o Estado e privilégios, de avô para filhos e netos. Os Benevides, Aguiar, Santanas, Zezinhos, Domingos, Acilons, e outras famílias aliadas há décadas do Coronel Ciro Gomes dividem o Estado por cidades feudos. 


O Governo do Ceará faz marketing das notas de português e matemática de uma pequena minoria de nossa juventude. Enquanto esses mesmos e a maioria, incluindo seus pais, avós e antepassados vivem nas mesmas condições de pobreza há décadas. A educação não gera ascensão social, formação de uma classe média, entre outros como aconteceu em várias cidades e Estados do Brasil. Isso quando acontece resulta em Democracia pois não dependem do senhor feudal da Casa Grande como as Oligarquia de Sarney, ACM, Ferreira Gomes, e significa o nascimento da república brasileira.




Coronel Ciro Gomes foi visitar Canudos mas devia gastar seu tempo estudando História, ele representa tudo em suas praticas de poder que essas pessoas lutaram ou seja lutaram contra coronéis como ele. Agora seu discurso como sempre mentiroso e visa exatamente apagar a história como Fake news. Foram nessas condições que emergiu o cangaço na história da luta por sobrevivência e justiça social, assim como o Caldeirão, Padre Cícero e suas caminhadas com a população até Fortaleza, ou o aprisionamento dos pobres pelo Governo do Ceara em campos de concentração para morrer de fome. Antes do Holocausto na segunda guerra mundial. 





Agora o Novo Cangaço, não nasce apenas das questões sociais, se soma ao crime organizado nascido nos presídios, e usa das mesmas violências da segurança armada e policiais contra a população pobre e indefesa. Como disse Mano Brown dos racionais vivemos em sociedades injustas, onde os que trabalham não tem direito, e os que roubam dinheiro público ou vivem da miséria do povo ficam livres e impunes.




O assalto aos cofres públicos nos Governos dos Ferreira Gomes, se somados como calcula o Deputado Heitor Ferrer supera bilhões com o Aquário, Tatuzões, JBS, Hospital do Estádio Presidente Vargas durante a Pandemia, e outros; assim como de Tasso com o fechamento do BEC, a gestão de seu indicado Byron de Queiroz no Banco do Nordeste, as Privatizações e outras são silenciadas e não investigados pela Assembleia Legislativa como no Rio de Sérgio Cabral. O financiamento da mídia com dinheiro público do Governo do Ceará que beneficia empresas ligadas a família de Tasso na imprensa, silencia sobre os casos de corrupção como o Grande irmão na Ditadura de 1984 de Orwell ou como se fossemos Cuba ou Venezuela, violências que geram outras violências e inviabiliza a democracia.  




Leis ? só para o povo, as oligarquias tudo podem em seus governos. Corrupção sem a Assembléia Legislativa cumprir seu papel de fiscalização. Cooptar partidos com cargos públicos e orçamentos , independente do plano de governo, inviabiliza a oposição necessária a qualquer Democracia, tudo isso impera a lei do silêncio e a troca de moedas entre os poderes. Um novo degrau do poder surge segundo Walter Maierovitch, que foi Desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo, jurista, e autor do livro Máfia, Poder e Antimáfia. 



“ É um degrau da criminalidade dos poderosos e potentes. Os poderosos seriam detentores de parcela significativa do poder do Estado - por exemplo os políticos, governadores, deputados, senadores, magistrados, prefeitos.” Ele continua: "Quanto aos criminosos potentes, seriam eles detentores de força econômica. Os que conseguem se transformar em parasitas do Estado: sugadores do estado, via negociatas e emprego de poder corruptor. “ Conclui "Poderosos e potentes usam o Estado democrático como fachada. O objetivo, mantida a fachada, é transformar a Democracia em cleptocracia: o poder dos ladrões, tomada esse termo em sua acepção ampla, e popular.”  



É vergonhoso e absurdo usar o Estado para ocupar partidos e com Fundos públicos manter a máquina pública a serviço pessoal do projeto de poder de uma família há décadas num Estado pobre. Onde as violências são usadas contra o povo e contra quem pensa diferente buscando calar a todo custo como uma Ditadura. Essas violências consideradas normais pelos poderosos são as mesmas que o crime organizado também acha normal numa sociedade injusta e desigual, onde poderosos são impunes e as pessoas pagam com a vida. 



Visitem o Ceara de verdade não o entregue aos estrangeiros por negócios. Tudo aqui esta a venda, inclusive o povo, em beneficio das Oligarquias e sócios do Estado. Esse texto é uma homenagem aos miseráveis mortos pela corrupção e incompetência da Oligarquia no Ceara há décadas. Décadas no poder usando o Estado publico, mas ainda não deu tempo de fabricar um presidente por quatro vezes em oito partidos ? Vivemos a esperança que o socialismo cearense dos Príncipes das Oligarquias e Empresários que não pagam impostos encerrem seu ciclo e venha a revolução francesa nessa terra de poucos ricos vivendo do Estado e milhões de miseráveis. As prostitutas politicas é o que há de pior no Brasil, enganando sempre milhões de miseráveis  






Nenhum comentário:

Postar um comentário