SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 27 de agosto de 2022

Shakespeare e Chaplin ressuscitam para reescrever as narrativas politicas do Coronel Ciro Gomes e da Oligarquia Cearense.



Hoje eu fiquei preocupado quando vi Acylon, Prefeito do Eusébio, aliado dos Coronéis Ferreira Gomes há quase 30 anos, falar sozinho no programa eleitoral do PL, o partido do Bolsonaro, será que ele virou facista? Tive que encontrar um jeito de ressuscitar Shakespeare para reescrever Macbeth misturado com Sonhos de uma noite de verão, juntar uma tragédia com uma comédia. Afinal as Narrativas das oligarquias para se manter no poder há qualquer preço, jogando moedas para todos os lados, formando uma carteira de investimento para reduzir riscos, está cada dia mais engraçada para não dizer ridícula. 

Ao mesmo tempo dois irmãos do Coronel Ciro Gomes que a nível nacional é oposição ao PT para tentar evitar a eleição de Lula no primeiro turno, tem dois irmãos seus o Senador Cid Gomes e o Prefeito de Sobral Ivo Gomes, que apoiam os candidatos do PT ao Senado Camilo Santana Gomes e ao Governo do Estado no Ceara. Até Gabriel Marques ficaria surpreendido com o realismo fantástico da narrativa da oligarquia cearense há décadas no poder passando por nove partidos da Ditadura até hoje. 

Gabriel Garcia Marquez teria vergonha de contar a história e o imaginário da America Latina pela pobreza de espirito e riqueza de poder e dinheiro de nossos tristes coronéis. É como se Adam Smith vira Marx e vice-versa, nem precisavam ter nascido para escrever a história, afinal água vira óleo e óleo vira água. Nem a química e a física precisa existir, não faz diferença a ciência, apenas tudo vira uma eterna porra maluquice de loucos e comediantes. Eles usam as vidas e mortes de milhões de cearenses, vivem do Estado e fundos eleitorais para se manter no poder sempre. Até o bobo da corte de Shakespeare pediu demissão. Porém milhares de bobos da corte da nobreza cearense e brasileira vivem no fantástico mundo de fake news, fake história e fake lideres da Oligarquia cearense no mundo imaginário de Dr. Parnassus. Os ratos não importa se direita ou esquerda são os primeiros a abandonar o barco.


 

O hospício político cearense que de loucos não tem nada consegue fazer da prostituição política e mentiras um meio de vida. Porém, repare bem falam em Democracia, povo brasileiro e ética. Rezam todos os dias para São Maquiavel para dividir e eliminar os inimigos, perseguem quem pensa diferente e inviabiliza a Democracia com a Ditadura da corrupção sem fiscalização, sem lei e com incentivos fiscais para empresários bilionários com campanhas milionárias. As prostitutas que vendem seus corpos muitas vezes para estudar ou sustentar sus famílias, que não roubam dinheiro público, ou assaltantes que roubam para comer são mais dignos que muitos políticos. Até pedi para Salvador Dali representar o que o poder tem haver com desejo sexual e luxúria? Só que quando olham para o mercado de votos, a miséria do povo, a velhice massacrada, as mortes pela violência e inocência das crianças talvez brochem ou delirem negando a realidade ?


 

O mundo sempre foi um circo sem igual mas a arte é a única linguagem que não depende da matéria para se expressar e falar com o espirito segundo Deleuze. Shakespeare com suas peças de teatro ou Brecht mudaram a politica talvez mais do que Maquiavel. Sim, existe disputa de poder e guerras mas elas ainda não destruíram a estética, a ética e a luta por justiça social. Apesar de todas as narrativas das oligarquias cearenses como do Coronel Ciro Gomes ainda não apagam a historia e a ciência, apesar que tentam com campanhas milionárias, mentiras, mudanças de partidos e narrativas para inglês e baianos como ACM ver. Ciro ainda tentou obrigar Lula a apoia-lo baseado na sua longa tradição de pesquisa, estudo e projeto de desenvolvimento de como famílias ou juniores se perpetuam no poder trocando moedas entre os poderes.




Chaplin deveria ressuscitar para regravar o dono do mundo e pronunciar o último discurso e ao invés de Hitler será um Coronel matando e deixando metade do povo que tanta ama na miséria e vivendo na violência durante décadas, se reelegendo com promessas que nunca cumpre, elegendo parentes e famílias aliadas, e toda eleição dizendo que a última que vai concorrer como a ultima passada em Paris.  


 

Porém em algumas obras como Donos do Poder de Raymundo Faoro, Casa Grande, e o Quinze de Rachel de Queiroz. O Coronel Ciro e as oligarquias atuam em seus papeis reais vivendo da seca, escravidão, e miséria do povo cearense enquanto representa em entrevistas e programas eleitorais narrativas tristes e ridículas.   


Oh! saudades do Chico Anysio e Jô Soares para dizer verdades politicas pela arte. 



Enquanto isso vamos ler 
Irmãos Karamazov...



Vamos celebrar o horror
De tudo isso com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção

Venha, meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão

Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha, que o que vem é perfeição




Nenhum comentário:

Postar um comentário