SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 26 de abril de 2011

PARRESIAS ESPIRITUAIS

PARRESIAS ESPIRITUAIS
por Egidio Guerra

“ Eu vou mas o destino não me deu tudo “ Assim diz Ion numa peça grega ao aceitar ir à Atenas , lutar por sua parrésia, pelo direito de dizer a verdade, fazer o logos agir na polis. “ palavra que dá liberdade à outras palavras, e que dá liberdade aos que tem de obedecer...e que só vencerá graças ao peso de sua verdade e da eficiência da sua persuasão” É isso que consiste a parrésia segundo Foucault.

Os gregos fundam o dizer a verdade politica, não mais através dos Deuses mas pelos homens. Estas verdades se revelam independente dos poderosos , pela trama que desafia a todos a ir de encontro com seus destinos, as suas verdades , que só se completam quando toda a verdade vem a tona em praça pública.

Verdades que vão trazer o pleno aplacamento das paixões, dizendo com justiça a injustiça dos poderosos. O grito contra a indiferença, a arrogância, para que todos possam ouvir. Proclamar a injustiça diante dos poderosos que cometem as injustiças. Escutar os gritos dos fracos, abandonados, sem poder, aqueles que só tem lagrimas. Chega a hora de se voltarem contra os poderosos.

Diante da luz que ilumina , eles se dirigem aos poderosos, e gritam qual foram as injustiças que eles cometeram. Desafiando-os com a verdade de suas injustiças, tornam transparentes seus direitos. "Para onde nos dirigir para reclamar justiça, se é a iniquidade dos poderosos que nos mata."

Aqui não há ninguém que seja detentor da totalidade da verdade, mas são estes discursos de parrésia, ao mesmo tempo da polis e da razão,que fundam o direito na cidade. Desta forma se instaura a ordem , onde se poderá usar a palavra de verdade e de justiça , uma palavra livre ,uma parrésia.

Usar estas palavras para empreender nossa vida é o melhor destino que podemos ter. A palavra que liberta seu saber dos currículos enlatados para programar “de nove as seis “. A palavra que grita seus direitos em vez de partidos e representantes que priorizam suas vaidades, podres poderes e interesses. A palavra que reza e se comunica com Deus, com seu sagrado diretamente, independente dos ritos e das palavras repetidas. A palavra que liberta sua criatividade, seus talentos e dons, de chefes e empresas que castram sua potencia. Palavra que vira arte e liberta suas expressões e resistências a produtos de consumo artificial na velocidade do vazio. Palavras que virão momentos mágicos de alegria, amor, prazeres, e valores que você pode editar com orgulho no fim de sua vida. Palavras que começam com sonhos, viram ideias e ganham vida em empreendimentos, projetos, realizações diversas. Palavras que educam, mobilizam, lideram, gerenciam e produzem impacto em nossas vidas e no mundo. Palavras que fazem com que pessoas mágicas se unam em torno de ideias que multiplicam realizações e experiências sociais, estéticas, espirituais que nos enchem de saberes, artes, realizações econômicas , transformações sociais, direitos, sagrados , prazeres, amigos, amores, família e Deus.

Palavras que são destinos, que virão personagens reais e filmes. Palavras que viram imagens em forma de mosaicos e hologramas , que se misturam, se fundem , para recriar e recontar as historias. Destinos que se ligam para mudar as palavras. Lugares que juntam palavras, saberes, imagens, e dão forma e vida a novas sociedades. Sociedades que são ecossistemas complexos , múltiplos e diversos porem que não se fragmentam e virão câncer mas se que se harmonizam em simetria e sinergia entre seus destinos.

Sintomas de uma sociedade saudável em seus corpos e imaginários coletivos. Eles se somam e se separam todo tempo , dançando juntos a musica de nosso tempo. Unindo os conflitos, os opostos no uno que nos transcende para recomeçar em novas bases a musica da vida. Transcendendo as consciências, ultrapassando os eus, estas palavras iluminam novas jornadas , novas parrésias espirituais. Deixando de sermos múltiplos para sermos uno em sociedade com Deus. Dentro de ti tens um mundo em miniatura. O humano radical é a primeira matéria que junta com o caos do mar inconsciente , do imaginário, para dar luz a unidade. Viva a sua alma, eu quero me libertar , quero viver as verdades deste Universo contado em palavras e imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário