SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Empresa Junior, a melhor aula na Universidade! Parabéns pelos seus 20 anos!

por Egidio Guerra

NUNCA DEIXEM DE SER JUNIOR!

Em abril de 1992, o U2 e o Red hot chili peppers já faziam rock de primeira qualidade, como diamantes são feitos para durar . Eu me lembro dela , a primeira Empresária Junior da UECE , ela cantava com Bono Vox “ It's alright, it's alright, it's alright.She moves in mysterious ways” O empresário Junior sempre foi uma tribo pós-moderna, eles tem mania de ficar em encontros ate de madrugada discutindo projetos mesmo em frente a praia em hotéis de luxo, de sair correndo onde estiver para se inscrever nos ENEJs que acaba as vagas em alguns minutos, de além de fazer as provas conquistar o sucesso dos clientes, mas ela faz tudo isto namorando, ouvindo rock, ligada nas ultimas tecnologias.

Nós não éramos amigos de bar e a gente entrava de sala em sala convidando os alunos para na hora do intervalo empreender a empresa Junior. Por isso que quando foi lançada tinha mais de duzentos membros, um caso único no Brasil. A maioria de nós éramos do primeiro e segundo semestre, e tinha um grupo que se intitulava G7, simbologia ligada aos países mais ricos do mundo, eles eram dos últimos semestres e muito deles eram filhos de empresários. Eles queriam comandar a primeira diretoria, mas uma das razões que nos movia era provar que muito mais do que as cadeiras que tínhamos cursado ou quanto a gente tinha de dinheiro no Banco, são nossas competências que fazem a diferença na hora de dar resultados. Estas competências não dependem da Universidade e são formadas quando ousamos empreender projetos! Afinal liderança, criatividade, res iliência, estratégias inovadoras e outras não se desenvolve sentado na cadeira ; “balançando a cabeça”. Nossos jovens empresários juniores em épocas de google e Ipads não agüentam mais aulas sem sabor chatas e repetitivas. Se for para os professores repetirem os livros, o Google é mais rápido!

Esses saberes / competências se desenvolvem com angustia, sonhos, desafios, idéias, trabalho em equipe, ou seja a Empresa Junior é outra forma de ensinar , de desenvolver nossas competências , de mudar a Universidade para melhor! As técnicas e as teorias mudam mas estas formas de "fazer arte" com técnicas diferentes permanecem. Sim nos vencemos a eleição com 80 % dos votos, na época o Reitor da UECE Peripides não queria a empresa Junior, mas na época o Governador Ciro Gomes lançou conosco , a Empresa Junior da UECE na Federação das Industrias em 2 de abril de 1992. Parabéns pelos seus 20 anos!

Ser empresária junior foi apenas um dos caminhos misteriosos que ela resolveu seguir na sua carreira. Outros caminhos seria em um ano realizar mais de 20 consultorias , o maior evento de negócios do Estado junto com a AJE, conseguir o primeiro laboratório de Informática do curso, mudar o currículo e realizar o primeiro projeto social de uma empresa Junior no Brasil.

Ela não tinha Iphone mas usava seu walk man dançando sem parar pelos corredores da faculdade “ Mais do mesmo” do Legião Urbana A musica lembrava “ Desses vinte anos nenhum foi feito pra mim, E agora você quer que eu fique assim igual a você, É mesmo, como vou crescer se nada cresce por aqui? ...Bondade sua me explicar com tanta determinação, Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou, Eu realmente não sabia que eu pensava assim “ Parecia um professor cantando para ela , se ela assistisse todas as aulas e passasse em todas as cadeiras, sua carreira e mercado de trabalho estavam garantidos? Uma GRANDE MENTIRA. Da mesma forma se a juventude ficar calada, e dizer sim senhor aos Governos, o país e nossas vidas vão mudar ?

Enquanto políticos, intelectuais, e padres explicavam , incluindo a Universidade , nós começamos a empreender na dura realidade desigual e injusta deste país. Infelizmente em 1992 e hoje continua uma geração de garotos naquela época ia evoluir no crime e nas drogas e assumir a liderança do PCC. Acontecia a Formação da União Européia, o Brasil abria seus mercados, grandes empresas brasileiras quebravam e os “caras-pintadas” saíram às ruas gritando “Fora Collor”, pedindo o Impeachment do presidente. Silêncio dos Inocentes ganhava o Oscar e o Flamengo era Campeão Brasileiro.

O desafio dos empresários juniores era nesta época e continuam sendo 20 anos depois, a luz de contextos diversos e circunstancias complexas : Desenvolver projetos com idéias inovadoras capazes de gerar competitividade , lucro e sustentabilidade para empresas e impacto para projetos sociais. As indignações, sonhos, e metas são os mesmos que nos moveram e movem os empresários juniores hoje. Mudar a matrix , a forma de ensinar na Universidade, mudar a gestão da empresas brasileiras principalmente a sua forma de remunerar seus trabalhadores, uma das piores no mundo, mudar para que o acesso as principais funções se dê pelo mérito e não pelas famílias proprietárias ou por amigos da "casa grande". Afinal no mundo em que a crise abala os EUA e a Europa, abre-se os caminhos para o BRIC. Nele o Brasil tem a chance de mostrar que é possível outra forma de liderar o mundo. Não tem outro planeta Terra diante da crise ambiental, nem outra Amazônia, os pobres precisam compartilhar a riqueza da minoria , temos cada dia mais milhares de oportunidades de negócios e uma educação de má qualidade e baixo capital humano e social.

São estes líderes com novas formas de gerir e governar que as empresas juniores estão formando. Hoje são mais de 600 empresas juniores com 25 mil universitários em 200 Universidades brasileiras fazendo mais de 3 mil projetos por ano. Sem contar a Europa, Ásia , China , EUA e outros países na América Latina que passaram a multiplicar a iniciativa.

Nossos empresários juniores seguem suas carreiras a maioria deles se tornam executivos de grandes empresas, Empresários, Professores universitários coordenando cursos na UFC, UFERSA e outras, Dirigentes do CRA e de ONGS , atuam na ONU e no Banco Mundial, são políticos, ganham prêmios mas nunca deixaram de ser empresários juniores. O RH passou a ser Organizações que apreendem, o Marketing passou a ser feito nas Redes Sociais, a Estratégia virou Inteligência Competitiva, a gestão administrativa financeira foi informatizada e a TI ,a qualidade e mercados globais entrou na rotina dos projetos das empresas juniores. É verdade que muitas cadeiras e professores não se atualizaram de lá pra cá, que a Universidade não mudou o método de ensino e ainda falta pesquisa e extensão. Por isso apesar de comemorar 20 ela ainda tem muito a realizar.

Nestes 20 anos a melhor sala e formação da Universidade é na empresa Junior , lideramos vários encontros nacionais de Empresas Juniores desde o primeiro com 60 pessoas na USP ; ate a realização da I Conferência Mundial de empresas juniores em Fortaleza. Próximo ano terá a segunda no Brasil em Parati ; mas ela nasceu aqui em Fortaleza feita por Cearenses. Assim como uma rede de ONGS premiadas internacionalmente que emergiram das empresas juniores como a Empreendedores de Sonhos, a Mandala e a Aliança Empreendedora que hoje comanda o quadro mandando bem no Caldeirão do Luciano Huck. Não há espaço suficiente para falar dos projetos , dos clientes, dos cases de sucesso , das centenas de histórias e gestões que construíram estes vinte anos. Apenas que todos nós empresários juniores que plantamos sementes nesta arvore e vemos o seus frutos nascerem, observamos que esta mágica se renova a cada dia quando um empresário Junior sai de sua casa, para ir trabalhar na empresa junior, muitas vezes sem o apoio da família.

Porem este é um desafio , para além de um artigo como esse , e sim um livro escrito por varias mãos sobre estes 20 anos e os vários momentos desta história ; que daria um filme se assim quisermos. Convido a todos a compartilhar esta jornada!

Porem hoje alem de nos unir para comemorar os 20 anos , temos que enfrentar desafios que colocam em risco, o Movimento Empresa Junior. Por exemplo , o absurdo de não ser remunerados, porque infelizmente “ricos burocratas empresários juniores” oriundos de ricas Universidades privilegiadas , querem falar em nome do movimento Brasil Junior. Apesar de não serem eleitos de forma democrática, como se a Brasil Junior fosse uma empresa privada , define-se privilégios para alguns que assim compactuam entre si a diretoria . Funcionam assim como dirigentes partidários que tanto criticam , muito distante de qualquer modelo de liderança ou mesmo de empresas em épocas de redes e líderes que devem ser servidores do Movimento e não o inverso. Inventam regras , manuais e procedimentos que mais dificultam que potencializam a razão de ser das empresas juniores como o absurdo da não remuneração dos empresários juniores. Isto tem impedido , dificultado, impossibilitado que jovens pobres continuem a participar do movimento e são sua grande maioria.

Enfim nossos filhos daqui a um ou dois anos serão membros da Empresa Junior e daqui a 20 anos estarão comemorando os 40 anos das empresas juniores. O mundo será outro, as tecnologias nos permitiram trocar de corpos , teremos robôs trabalhando nas Universidades e possivelmente a primeira empresa Junior na Lua. Afinal todo empreendimento começa com uma visão. Assim foi há 20 anos atras e hoje faltam utopias para desafiar a realidade. Os empresários juniores lideraram uma Economia que será Wiki, viveremos em uma Democracia 3.O ( votar, fiscalizar e fazer/governar a gente mesmo ) e vamos morar em cidades que serão digitais.Porem temos que começar a fazer este projetos agora,ou vocês acham que a China esta assumindo a liderança do mundo em 20 anos apenas ?

Nós seremos avos , porem algumas coisas permaneceram as mesmas. Aquela garota com seu netinho escutara “ Walk On ” do U2, dançara cantando "Walk on! Walk on! What you got, they can't steal it No, they can't even feel it Walk on! Walk on!" algumas coisas são feitas para serem eternas como diamantes. Ela estara lendo em algum equipamento digital este texto e falando sobre as coisas maravilhosas que aconteceram com ela na Empresa Junior. Afinal estas histórias, lições que apreendemos, momentos mágicos que vivemos, foram feitos para durar pela intensidade que foram vividos e pelas coisas que ajudamos a empreender, transformar e mudar no trabalho, nas Universidades, nas comunidades e em nossas mentes e corações.

Como diria Steve Jobs :

"O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém.

Não fique preso pelos dogmas, que é viver com os resultados da vida de outras pessoas.

Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior.

E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.

Continue com fome. Continue bobo. E eu sempre desejei isso para mim mesmo. E agora, quando vocês se formam e começam de novo, eu desejo isso para vocês. Continuem com fome. Continuem bobos."

Ou seja como se Ele dissesse NUNCA DEIXEM DE SER JUNIOR!




3 comentários:

  1. Grande Egídio! Bela postagem! E sem dúvidas o Movimento Júnior é a grande escola! Agradeço a tudo que passei durante este período e principalmente aos amigos e parcerias conquistadas! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem Egídio. Sem dúvida o Movimento Júnior é a grande escola da vida! E com certeza minhas maiores conquistas foi e será as grandes amizades e parcerias realizadas. Um grande abraço e muito sucesso. Vamos em frente!

    ResponderExcluir