SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

CARTA A ELITE DO EUNÍCIO SOBRE A VITORIA DO CAMILO E DO POVO DO CEARA.



Existe uma enorme diferença entre os interesses de alguns e o Bem comum! Grande parte de nossa população não tem acesso à Educação e Saúde de qualidade, Trabalho digno, Segurança... ou seja aos seus Direitos. Isso não é a exceção mas regra! Não tem como fazer mágica em um Governo e resolver tudo mas se pode avançar muito! Infelizmente há 500 anos, o Estado Brasileiro sempre esteve a serviço do enriquecimento privado de várias pessoas e de várias formas mesmo quando fazia algo público era direcionado em troca do voto ou na obra roubar algum dinheiro, a famosa corrupção! 

É URGENTE a necessidade de investir cada vez mais em políticas públicas para maioria, é necessário se debater na sociedade as prioridades e as formas de conceber e implantá-las além de pesquisar o impacto real delas na vida das pessoas. Por isso temos Eleições, Governo e a luta para construir uma Democracia de fato.

Infelizmente muitos são indiferentes a isso, o voto é uma brincadeira, outros vendem seus votos, vira motivo de disputa entre torcidas, forma de agradecer o parente ou amigo, preconceitos, bajulação, elitismo, indicação de candidato de forro, troca de favor, leilão de prefeitos, e em nome disto muitas pessoas pagam este jogo com sua vida.

Cara chato eu gritar o obvio no meio de mais um carnaval quando muitos se preparam para comprar sua eleição. De que adianta falar dos contratos do Eunicio com a Petrobras, de sua mansão roubando aguá em Brasília enquanto fala da seca do sertão, de sua fazenda em Goiás que nada parece com as casas de Taipa e miséria do povo de sua cidade, aonde sua irmã como Prefeita governou com o apoio de Eunicio.

Será que os eleitores de Eunicio não veem nada disto? Acham que seu voto não tem consequências? Uma elite liderada por Eunicio pode colocar o Estado a seu serviço mais uma vez? Porem com a Vitória do Camilo teremos a juventude e professores das Escolas Profissionalizantes comemorando com suas vidas mudando, os pacientes atendidos pelas UPAs, Policlínicas e Hospitais regionais comemorando com saúde, nas estradas por onde passar poderemos tomar aguá do São Francisco pelo cinturão; enfim cada cidade e pessoa pode comemorar e ver o que foi feito e continuar a lutar pelo que falta.

Contra isto temos o desejo ilimitado dos que buscam o poder a qualquer preço como consumidores de vaidades que querem tudo para lhes satisfazer não lhe importando a vida do outro nem o coletivo. Não se desenvolve o espirito público do nada e é bastante diferente do egoísmo para enriquecer e usar mandatos a serviço dos negócios. Uma longa jornada de realizações é o mínimo que se pode exigir de um candidato a Governador e sua conduta para gerenciar o cofre público exige o mínimo de zelo. O que podemos ver em Eunicio até na vida privada é tudo ao contrário do que é ser um homem público.

A única liberdade que buscamos é continuar a luta, a nossa dignidade não é valor de troca, nem tudo é comercio. A Educação, Saúde, e a Justiça social não se deve vender nem comprar e só homens e mulheres com espirito público conhecem os desafios das batalhas e conquistas como essas para torna-los possíveis na vida das pessoas que nada tem para trocar. A exploração cínica e brutal das pessoas e de suas desigualdades através da compra do seu voto é negar as possibilidades de construir instituições capazes de regular e ofertar estes direitos. O que tememos é que alguns empresários disponham do poder econômico, da mídia e do Estado contra pessoas pobres despolitizadas das causas de sua miséria. Em busca de apenas realizações pessoais e não do bem comum assim como no comercio o lucro é privado mas o trabalho de todos.

Portanto não é um produto A ou B que temos que escolher nas eleições de acordo com nossos prazeres, interesses ou analises da família de um ou de outro mas de seus atos, sua história, dignidade, plano de Governo e postura privada ou coletiva, tendo clareza da divisão entre o reino egoísta e mesquinho da vida privada dos interesses domésticos de enriquecer de um lado e a vida pública do bem comum do outro.

O que observamos nestas eleições é a destruição do bem coletivo, a falta de debate sobre as formas que perpetuam as desigualdades em nosso Estado sendo a principal delas o absurdo de candidatos que enriqueceram à custa do Estado querer dirigi-lo negando os meios de construir esta igualdade pela sua incapacidade de debater política pública não como comercio ou favores.

Os pobres lutam por suas vidas não apenas por produtos, claro que todos querem uma casa mas querem trabalho para mantê-la, saúde pra viver e educação para desenvolver suas capacidades e compreensão do mundo. Quem não compreende assim a política e sim como comercio ou troca é o problema de sua visão limitada de elite.

Temos que proteger o Estado dos apetites individuais. O político é um pastor que protege sua comunidade não o que lhe assalta e abre as portas para outros assaltantes. O valor da voz , da liderança não é algo que pode ser comprado, principalmente por homens que se consideram Deuses querendo comprar tudo e todos, incluindo a própria Democracia.

Portanto não podemos trocar nosso voto por pequenos prazeres diante de um imenso vazio que nossa Sociedade clama por mudanças reais na vida do coletivo e não do salve–se quem puder. Toda comunidade precisa de vínculos verdadeiros e políticas públicas para se desenvolver para além dos interesses pessoais de cada um, negociados num grande varejo entre comerciantes dos votos.

Alguns homens quando Governam se enchem de desmedidas e injustiças contra o povo. A honra é diferente do ouro e se conquista no trabalho pelo coletivo. O tirano se opõe a lei por isso a corrompe querendo comprar a tudo e a todos. E como lidar com o Egoísmo de um Rei como se todos tivessem que se adaptar a seu delírio à custa da vida em comunidade?

O que nos falta no Ceara é discutir e ensinar as nossa elites através de seu novo Rico Eunicio os fundamentos de um bom Governo que óbvio diferem dos interesses pessoais de seus aliados em grande parte econômicos. A Democracia e o Bom Governo se dá entre iguais apesar de suas elites. O comando se dá por quem é respeitado por suas atitudes não pelo seu dinheiro, não porque é rico ou filho de alguém. As pessoas de bem não dependem de seu nascimento ou de sua riqueza, nem de seus títulos, elas não se fundamentam em nenhum outro princípio além da própria ausência de superioridade ou medida que regem as relações de autoridade em outras esferas da sociedade. Não é o título de Governador que garante o Governo mas a participação ativa e construção da própria Sociedade ou seja da legitimidade do Governo. É o que Camilo fez durante esta campanha foi construir com humildade esta legitimidade com o povo do Ceara e não com as elites que Eunicio representa, principalmente as elites corruptas como o PMDB.

Eunicio representa o Governo dos Incompetentes pode se ver por sua cidade e por seus aliados são homens capazes de tomar o Governo pela intriga. A incompetência é um risco mortal a um Estado pobre como o nosso.

Como diriam os sábios o Bom Governo é o Governo daqueles que não desejam Governar que sua ânsia pelo poder o leva a fazer qualquer coisa como o caso de Eunicio, o rei das intrigas. Ele é o velho que quer bancar o jovem, e ensina a todos incluindo a nossa juventude a desprezar a boa política tornando tudo um comercio.

Não queremos um Governo da Riqueza mas um Governo dos pobres aonde não dependa do lugar que nasceu ou das propriedades para ter acesso aos Direitos, isso é o que gera e fortalece o poder social. A boa política é que fortalece uma comunidade, cidade ou Estado unindo os saberes, espiritualidades, empreendimentos, instituições públicas, culturas e outros em torno do bem comum de todos. Este é o Plano de Governo que Camilo construí-o em torno de 7 temas.

Unindo os que possuem com os que não possuem podemos seguir mudando para seguir em frente. Não precisamos de títulos para Governar nem para ser Governados, nem de riquezas ou de sobrenomes importantes , precisamos reconhecer os desafios que temos em comum e lutar juntos para supera-los. Unindo o poder próprio de cada um dos cearenses que não tem mais títulos ou riquezas para Governar do que para ser Governados. Nós somos o maior poder político deste Estado. E um poder político significa, em última instancia, o poder dos que não tem razão natural para Governar sobre os que não tem razão natural para ser Governados. Em última análise o poder dos melhores por suas obras e lutas só pode se legitimar pelo poder dos iguais! Todo Governo ou toda força precisa se legitimar e reconhecer uma igualdade irredutível entre os desiguais. Já que a obediência deve passar por um princípio de legitimidade, já que deve haver leis e instituições que encarnem o comum, o comando deve supor uma igualdade entre o que comanda e o que é comandado. Não existe tarefa que se execute, saber que se transmite, não existe autoridade que se estabeleça sem que se tenha de falar de igual para igual entre o que comanda ou instrui. Esta é a forma de Camilo fazer Política assim como a de Lula.

Camilo pode conosco construir o poder do povo através do poder de qualquer um que lute por seus direitos e é esse ingovernável que os ricos e as elites nunca conseguiram Governar por isso a Vitória do Camilo é a Vitória do povo do Ceara




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