SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 11 de outubro de 2014

EM QUE VOCÊ AINDA ACREDITA? QUANDO CRIMINOSOS ESTÃO NO PODER. Onde fica a esperança para continuar a fazer política?


Em que você acredita?  Quais são seus sonhos? Numa Sociedade em que criminosos estão no poder fui questionado por jovens de como um dia poderão ser Políticos? Ai você tem que dizer que se ele roubar muito e mentir mais ainda para tentar apagar a história verdadeira do que fez na política e nos negócios pode até ser candidato a Governador? Imagine uma criança ou jovem em Alagoas perguntando "Pai como ele se transformou Governador? "Ai o Pai começa a falar, o Pai dele diferente de mim que tive que trabalhar, estudar, criar você, realizar mil coisas para transformar a vida das pessoas com lutas, ideias, projetos, e nunca tive uma chance de construir uma política pública por que não era amigo ou membro de uma gangue partidária, nem tenho sobrenome de político para herdar as obras do Estado, nem sócio no poder para com o dinheiro da corrupção ser eleito. Esta História sobre como se chega ao poder não está nos livros, nem na Justiça, nem na mídia, ano a ano, os personagens são os mesmos políticos, ricos corruptos, gangues partidárias, setores da mídia, empresários que financiam o capital para receber os juros e as obras, se unem no mesmo enredo, compartilham o mesmo jogo, fabricam campanhas e propagandas para ricos e pobres se venderem, negam o sofrimento, a pobreza e os sonhos de milhões. Saem ilesos, cheio de razões e comemoram o sucesso de suas estratégias diante de milhares de babões que fazem parte do circo e do teatro.




Onde fica a esperança para continuar a fazer política? Sabe continua nas crianças, nos jovens, em grande parte dos pobres, em milhares de histórias que se renovam no dia a dia em que uma verdadeira amizade nasce pra transformar algo na sua comunidade, escola, ou na luta contra as injustiças como na corrupção que necessita ser denunciada e enfrentada. Nasce não do dinheiro ou de uma estratégia para conquistar votos de qualquer jeito mas de causas, sonhos e crenças na justiça e na luta pelos Direitos. Assim como o amor nasce não de um interesse, a fé não vem do dizimo, nem o saber de repetir palavras como papagaios, estas são dimensões de nosso ser em que o consumo, o poder ou a grana não consegue realizar o amor, nem a fé, nem construir o saber e as causas que nos movem.


Diante de uma Sociedade que precisa da política para transformar os caminhos onde as pessoas podem mudar suas vidas e nos organizar coletivamente para lidar com nossos problemas e desafios, incluindo como enfrentar a corrupção, o que podemos fazer? 
Bem onde se escondem as provas dos crimes cometidos pelos políticos, muitas pessoas tem acesso a elas, tem informações e acho que não deve ser motivo de orgulho para ninguém se submeter a estes esquemas. A forma como vários políticos tratam as pessoas deveriam ter o mesmo tratamento afinal não são eles justos, bons e dizem a verdade? Que tal ser justo e dizer a verdade, assim como buscar um amor, amizades, construir um saber, uma crença, um sonho com a fé e a humanidade de que o mundo e a política podem ser diferentes.

Então as provas do crime estão nas pessoas indicadas para o comando, estão nos acordos entre políticos e empresas, estão nos presídios, porem muitas das injustiças estão nos cemitérios, estão no silêncio dos que muito podem nos contar, estão nas ameaças. Estão nas armas e drogas trocadas entre o tráfico e a polícia, em noites de prostituição, drogas e orgias entre políticos e garotas jovens sem oportunidades na vida, estão na vida de milhares de crianças que recolhem santinhos enquanto os pais vendem seus votos, e em cada política pública podemos contabilizar os donos do voto e do dinheiro em nome da democracia.

Dante não sabia mas o Inferno das eleições no Brasil vem antes do purgatório, eles passam por toda esta guerra , sem crenças nem sonhos , porque são fantoches de um jogo de poder bem maior. Os candidatos são uma peça de uma engrenagem que roda independente de quem for eleito, pressionados pelo capital e pelo povo que sofre as consequências, dividem os papeis entre a mídia, financiadores, partidos, justiça e claro os eleitores.


Este é o jogo que gera comícios esvaziados, votos nulos, repulsa, descrença, abstenção, e a falta de sonhos e esperança que reduz tudo e todos a um voto. Vejo mulheres nos comércios pedindo descontos para economizar um real que sobra para outras coisas. Vejo milhões de pessoas trabalharem o mês todo para ganhar salário mínimo e o dinheiro sempre falta para comprar as vezes um brinquedo, um livro, ou um pouco de lazer. Observo aqui no facebook pessoas não quererem discutir Corrupção como se este dinheiro não fizesse falta na vida de milhões de pessoas para qual o dinheiro não é fácil , como para um bando de políticos desumanos sem ética e sem moral , para eles não tem problemas quantos jovens morrem por falta de direitos ou mães e seus filhos sofrem por não poderem apenas sobreviver neste mundo onde a vida não vale nada e o dinheiro um Deus. Enfim Política não é leilão de Prefeitos, nem discurso sem obra e político sem história de luta. POLÍTICA É A VIDA DO DIA DAS PESSOAS, É DISCUTIR CORRUPÇÃO, É LUTAR POR DIREITOS E DEBATER POLÍTICA PUBLICA. Nós temos que ter capacidade crítica e criativa para renovar as políticas e os políticos, coragem para lutar não apenas na defesa do candidato A ou B mas em denunciar várias formas de corrupção, em desmascarar a história de candidatos e as mentiras que contam na TV, em construir causas aprofundando a Democracia para compreender as diferenças entre um e outro. Só assim talvez possamos votar e voltar a acreditar na política e em sonhos, quando voltarmos a acreditar em nós mesmos , em nossas capacidades de lutar e fazer política de baixo para cima em movimentos coletivos nas ruas como hoje no Chile, Espanha  e durante o Ocupy nos EUA feito por jovens . Este é um caminho aonde podemos afirmar com clareza que são os inimigos; e questionar os Black Bloc é necessário alertar quando os limites e as regras são destruídas por quem são responsáveis de mante-las , vejo no Ceara e no Brasil , os políticos, a mídia, o judiciário, os partidos, destruírem a cidadania, a democracia, e a política transformando em roubo, guerra , mentiras, negando sua origem de construir juntos uma vida em comum.

Depois da “democracia “neoliberal sem liberalismo que necessitamos urgente antes que Stalin domine tudo continuamos a acreditar e sonhar com a política e a vida comunitária. A construção coletiva de suas raízes, compartilhada pelo diálogo um a um, onde com o outro, o diferente e o igual, apreendemos os significados de nossas vozes, vidas e da politica.   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário