SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 12 de maio de 2018

Por uma nova Escola de Frankfurt capaz de pensar o agora- 405 dias.





A Escola de Frankfurt nao precisou de coquetéis molotov para mudar a história e sim de ideias para compreender como arte e a cultura podem fazer muito mais que ditaduras de direita ou esquerda com todo poder do mundo.  Sim precisamos mudar nossas atitudes e pensar outras formas de caminhar no meio de transformações incríveis , mais do que relógios o tempo clama por Bússolas. Mais importante que horas são ? É a direção para onde caminha quando o tempo se revolta com o falso progresso. 

Uma bussola para vida conectar os sonhos as oportunidades de se realizar de forma plena, sistêmica e em simetria com as transformações do mundo que vivemos. 

Uma Bússola que empreenda direções e que compartilhe desafios, a serem superados individualmente e coletivamente por novas formas de ser, viver e governar nosso destino.

Um Banco Central aonde a moeda é a sustentabilidade do Planeta Terra, onde o credito é  a vida, e nossa capacidade de apreender e nos aventurar para realizar nosso plano de vida guiados pela bússola que inclui várias dimensões que nos realizam como ser : o trabalho, saber, arte, causas politicas e sociais , espiritualidade, novas tecnologias, saúde, relacionamentos com a família, amor, o convívio pleno com a natureza e outros.   

Vivendo em cidades da sabedoria aonde apreendemos a governar a si e aos outros com inteligência, justiça e sustentabilidade. 

Bem, o bem nos exige mais do que palavras, precisamos agir agora enquanto vamos descobrindo que as instituições que nos guiam perderam sua função por completa incapacidade de realizar suas missões porque o paradigma de nossa sociedade mudou e esta é uma excelente notícia. 

O mundo vai descobrindo que não vai resolver a pobreza, nem conseguir recuar a violência e as drogas pelos caminhos tradicionais . Enquanto isso a maioria de nossa juventude não trabalha, não produz riquezas nem consome, no momento histórico que deve ser a força de trabalho de uma nação e ajudar a pagar a previdência dos mais idosos que tem o direito de descansar e aproveitar a vida que nunca tiveram.

Porem as comunidades e as juventudes começam a construir seus caminhos de baixo para cima independente dos poderes formais, observamos ideias ganharem vida e produziram impactos que estão alterando o curso da história . Não se trata apenas de carros elétricos, inteligência artificial, biotecnológicas, internet das coisas, viagem ao espaço, significa como vamos apreender a dançar com a tecnologia de forma cada vez mais humana, lidar com nossas emoções, sonhos, compartilhar, cooperar , sonhar juntos, imaginar outras formas de viver , politica, economia indo além dos produtos para enxergar o que de fato nos torna felizes. 

Não é apenas um problema econômico e uma sociedade que esta ruindo  para emergir outra no meio do caos. Sim precisamos de novos políticos e novas politicas capazes de guiar multidões pelos caminhos da liberdade, democracia e tecnologia. Nem capitalismo dos 1%, nem socialismo de partidos, nem ditadura nem oligarquias, nem gangues partidárias apenas redes de líderes e coalizões entre diferentes, diversos, e múltiplos com capacidade de empreender uma nova sociedade. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário