SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 6 de maio de 2018

Por favor, jogue. Não atire. (Please play, dont' shoot)



Por Thomaz Krause .

Seria possível salvar milhares de vidas da violência e pobreza oferecendo a um programa de educação em um game digital?

Por quê um game para isso? Viver em um game com regras diferentes do mundo real talvez já seja a primeira coisa que almejamos alcançar quando a maioria do nosso público gostaria de viver em um mundo diferente.

No Brasil, nós temos um dos piores cenários de auto desenvolvimento para os jovens. A cada ano aproximadamente 30.000 jovens são mortos pela violência nas grandes cidades. Hoje, por volta de 40,2% não frequentam a escola, a principal razão não é buscar dinheiro para sobreviver e ajudar a suas famílias mas uma total falta de interesse no que as escola tentam ensinar atualmente. (Dados do Pnad 2006 e Estudo FGV 2009. Por fim, temos uma das mais altas taxas de desempregos entre jovens no mundo, algo em torno de 30% segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), este número representa o dobro da média mundial.

Mas ao mesmo tempo, somos um dos países como o maior número de pessoas conectadas no mundo. Somos 120 milhões de usuários no Whatsapp, 100 milhões no Facebook, X jogando Minecraf e outros Y no League of Legends, um dos games online mais populares. Nos temos não só o mais caro jogador de futebolm Neymar Junior mas também o melhor jogador de Counter Strike, Marcelo "coldzera" David, duas vezes campeão mundial. Nossa população jovem é conectada e participa em massa de jogos online mas estaria preparada para aproveitar os benefícios desta tendência com ganhos sociais e educacionais também?

Nós acreditamos que um game poderia ser construído como uma política pública através de um programa social capaz de mudar o ciclo vicioso que destina os jovens a caminho da violência, ignorância e desemprego por um futuro melhor de auto-conhecimento, busca por sabedoria e empreendedorismo. Mas para aprovar uma política pública no Brasil existem muito obstáculos a serem ultrapassados.

O Governo Brasileiro é uma instituição ineficiente para gerir um programas social como este sozinho. Programas sociais no Brasil costumam atingir uma pequena parte da população desejada pois a maior parte dos recursos não se dirige aos beneficiários e sim aos custos para gerir o programa em si pois as instituições do governo não otimizam custos e processos através da tecnologia para obter uma melhor performance.

A política pública deve ser para todos mas nem todo programa social é para todo mundo. Um programa social é utilizado para resolver um problema específico e não vê as pessoas como indivíduos com diferentes tipo de problemas e necessidades. É necessário uma visão integrada capaz de servir como indicador pessoal que aponte em quais áreas de interesse a ajuda deve ser priorizada para cada pessoa.

Para atingir este objetivo deve existir um time multidisciplinar, um ecossistema composto por sociedade, universidade, empresas, organizações não governamentais e o governo para construir isso juntos.

Nós acreditamos que é possível oferecer uma nova perspectiva para os jovens através de um game desenvolvido por um ecossistema de atores capazes de unir tecnologia, educação e arte em uma política pública eficiente capaz de gerenciar recursos com a ajuda da tecnologia e causar mais impacto aos seus beneficiários.

Bem-vindo a Terra da Sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário