SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 16 de março de 2019

O Tempo da primeira célula ao sorriso. Da faísca do fogo a Inteligência artificial. 715 dias.



Tivemos Carnaval, Eleições, Natal, Ano Novo, Carnaval... Isso dá mais de um ano ou seja 400 dias. Muito tempo em muitos países! Deu para lançar produtos inovadores, desenvolver tecnologias, até resolver grandes conflitos, salvar vidas em muitos países .. Mesmo no Brasil os tempos são diferentes por exemplo em 48 horas em São Paulo resolvo o que em um ano não resolvo no Ceara.

Por aqui no Brasil se tivermos velocidade , temos centros de excelências nas empresas, terceiro setor, Universidades e ate áreas dos Governos que se forem apoiadas podem acelerar nosso desenvolvimento com boas políticas públicas, tecnologias, produtos e serviços inovadores entre outros.  Ao invés de gastarmos nosso tempo com os mesmos problemas seculares, matando milhões de vidas, gerando uma tragédia atrás da outra e mantendo a cultura escravocrata e oligarca dos mesmos que facilitam roubar o pais, desenvolver gangues partidárias, baixa produtividade e burocratas que vivem da miséria e mortes de milhões. Porem em São Paulo os agora descendentes de imigrantes e nordestinos podem construir um novo Brasil como seus antepassados fizeram décadas atrás. Temos nosso próprio tempo , propósitos e capacidade de orquestrar e empreender em rede um novo Brasil. 


A novidade é que estamos num período de transição tecnológica que esta acelerando as transformações e disrupções , somadas as mudanças econômicas, sociais e climáticas estamos vivendo o despertar da Singularidade.

Singularidade significa que tudo que levou mil anos para ser descoberto e produzido , agora com a integração de tudo isso levara 15 minutos para revolucionar nosso modelo tecnológico, econômico, social e outros.  Segundo Kurzweil em 2045 as maquinas alcançarão a capacidade racional de seres humanos. Necessitamos de politicas publicas, pesquisas, projetos, produtos e serviços para lidar com questões essenciais em como educar para esta era, como as empresas vão competir, e como se dará a distribuição de trabalho, riqueza e consumo. 


Por isso resolvi gastar meu tempo numa velocidade acelerada em alguns desafios que integrados produziram uma singularidade única no Ceara, Brasil e no mundo. Unindo vidas plenas a tecnologia capaz de criar novas formas de ser, viver e governar de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Dando nome ao que ainda não existe !


O desafio de desenvolver a tecnologia de um aplicativo game no celular que una big data, inteligência artificial, internet das coisas e realidade expandida é algo que vale a pena cada dia que conquistamos avanços ; integrando estas tecnologias num celular que passa a funcionar como uma bússola para vida. 

O segundo desafio é como transformo o mundo numa sala de aula ao mesmo tempo que a jornada da vida passa a ser conhecer a si  mesmo e o mundo em que vivemos desenvolvendo todo nosso potencial e superando desafios pessoais e coletivos.


O terceiro desafio é transformar tudo isso numa política pública ou em novas formas de ser, viver e governar.  O Game no celular ou a vida como um jogo tem como objetivo apreendermos a nos auto governar. Essa mesma jornada visa salvar milhares de vida ensinando aos nossos jovens a fazer suas escolhas e gerar sua inclusão econômica e social; ao invés de mais crime, violência e drogas podemos gerar trabalho, riquezas e mercado. O Game no celular acompanhara on line nossa trajetória de vida e conquistas , gerando a biografia e o filme de nossa historia , ao mesmo tempo que avalia impacto, custo, personaliza as politicas públicas  e gera sinergias entre setores da sociedade pra otimizar recursos e somar competências na transformação de vidas.

Este é o quarto desafio produzir uma economia que tenha por objetivo o desenvolvimento do potencial do ser humano e as trocas benéficas entre eles incluindo com o planeta Terra.


O quinto desafio é artístico é o mais puro inocente amor pelo humano ao invés de amar o dinheiro, o poder, a escravidão, ou tecnologias que aprisionam o ser humano ao invés de libertar. É a ideia simples de que cada ser humano é único e pode realizar coisas maravilhosas em sua vida transformando em arte.

Eu não sei quanto tempo vamos realizar isso mas sei que cada dia importa. Eu não sei quantas vidas e quantos milhares de caminhos podemos transformar vidas. Eu sei que cada caminho, ideia, vida importa e cada um tem seu tempo. Eu sei que muitos planejam os detalhes e outros dançam no escuro mas ao integrar estes desafios estamos orquestrando e conectando de forma singular nossas vidas com caminhos que importam em tempos ao mesmo tempo únicos e sistêmicos.


Levou muito tempo da primeira célula a apreendermos a sorrir e acho que este é um proposito divino que nos torna humanos. Levou muito tempo do fogo e da rodas à viagem a Lua e a inteligência artificial . Eu sei apenas que cada imaginação, saber, e atitude, levou muito tempo para o imaterial se tornar material e caber tudo isso num celular. Eu sei que a semente gerou a arvore, e as florestas assim como nosso DNA hoje se integra com as máquinas para  realizar novas formas de ser, viver e governar. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.   

Eu sei apenas que cada vida de um jovem importa e que a educação para vida é muito importante e podemos realiza-lo transformando o mundo numa sala de aula e o celular numa bússola.  Eu sei que pelas pessoas que amamos vamos mudar o mundo e que cada ser humano esta conectado ao outro e a Deus.   






Um comentário: