SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Em busca de um método para educação no mundo em profundas transformações sociais, ambientais e tecnológicas.

 



A arte encontra seus caminhos assim como a Ciência, a Economia , a Política, a Espiritualidade e outras dimensões humanas  formando quem somos e como vivemos, mas qual o melhor caminho e método para nos educar ? Um método que nos ensina outros métodos, incluindo o científico. Eu fui procurar ler o livro “ a lógica da pesquisa científica de Karl Popper mas tem outros como “ A Estrutura das Revoluções científicas “ de Thomas Kuhn que nos revelam que além do método, existe padrões que numa determinada época se considera Ciência, ou seja, o método se transforma e está se transformando agora que escrevo esse artigo de opinião. No mundo cada vez mais complexo em profundas transformações sociais, ambientais e tecnológicas, nos exige visão sistêmica e interdisciplinar. Sim precisamos pesquisar e aprofundar o diálogo sobre o método da educação que vamos usar para educar, muito mais que ensinar, transformar vidas e o mundo que vivemos é nossa missão como Educadores. Necessitamos que a humanidade supere os desafios sociais, ambientais, tecnológicos e econômicos da sociedade em que vivemos.



Portanto a pesquisa, e sua devida sistematização das ideias, visando a difusão, formação, mudanças de práticas em nossa sociedade e respectiva avaliação é um ciclo que em sua totalidade e vivências de forma orgânica representa um método de pesquisa para educadores, mas também a clareza de que estas ideias ganham vida e somos responsáveis por ela. Existem vários métodos de educadores que durante décadas e alguns séculos apontaram caminhos para humanidade e divergiram entre si como Epicuro, Piaget, Vygotsky, Dewey, Adorno, Foucault, Freire e Morin mas que contribuem por diversos caminhos e métodos para nossas pesquisas como educadores. É válido ressaltar que é recente a pesquisa qualitativa na pedagogia e de difícil mensuração os impactos, incluindo qualitativos, desses métodos de educação na vida das pessoas. Se mede os resultados por notas, o que não significa aprendizagem, muito menos emancipação, capacidades críticas e criativas, mas vários estudos que avaliam Escolas, Universidades e sistemas de ensino público e privados se reduzem as análises quantitativas sobre notas ou avaliações físicas, sobre os espaços onde a educação acontece, às condições socioeconômicas dos alunos e professores, e agora os meios digitais. Quando na realidade essas avaliações respondem muito mais às necessidades econômicas da sociedade que vivemos do que o desenvolvimento dos seres humanos e suas liberdades e capacidades críticas e criativas. 


 

O acesso à informação e ao conhecimento através da internet, assim como outros espaços na vida onde os alunos “ aprendem “ como meios culturais, lutas sociais e políticas, trabalho, igreja, e outros também deveriam ser parte dessa reflexão de pesquisa sobre métodos da educação. Por exemplo, a Pandemia tem ensinado muito a todos, incluindo governos e grandes empresas poderosas  sobre os limites de nossa vida assim como nossas ignorâncias. Educadores como Edgar Morin escreveu seis livros sobre o seu método de educar que revelam uma jornada pela natureza, vida, conhecimento, ideias, humanidade e Ética. Resolvi passear por esses caminhos mas com um olhar de pesquisador e educador, assim como pelas biografias de educadores como Epicuro, Piaget, Vygotsky, Dewey, Adorno, Foucault, Freire e o próprio Morin. Suas vidas revelam muito sobre os caminhos que percorreram e viveram para encontrar suas ideias como pérolas pelo caminho que depois nomearam como métodos.



Essa minha jornada de pesquisa vai durar todo o curso ou melhor toda vida de forma teórica e prática. Necessito aprender o método científico e dialogar com a professora como escrever e sistematizar melhor essas ideias, porque necessito compartilhar e difundi-las para dialogar e aprender com outras pessoas. Necessito transformá-las em método para educar e formar pessoas que desejam viver essa jornada, mas preciso transformar essas ideias em práticas pedagógicas e seus respectivos instrumentos tendo capacidade para avaliar seus impactos nas vidas das pessoas e da sociedade que vivemos. Essa é minha missão como pesquisador e educador, dar vida a essas ideias, criar vínculos com as pessoas, compromissos com causas e o saber, compreendendo que somos parte da natureza e que o amor e a espiritualidade educam e transbordam nosso ser . Sim somos capazes de aprender e unir a natureza, a tecnologia e a espiritualidade com a economia, a política, a sociedade, a arte, a saúde e as cidades que vivemos em meios educacionais de uma educação para vida é o método que estou buscando construir. Ampliando nossas capacidades de cuidar de si, dos outros e nos governar.  



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