SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O PODER DO ESCRITOR EM TRANSFORMAR A SOCIEDADE E A POLITICA!

Como diria Saviano “ Uma vez aberta as páginas de Emile Zola ou Victor Hugo, não é possível voltar atrás. É difícil dar um passo atrás quando se tem consciência de algumas ideias, fatos e reflexões sobre os efeitos da politica em nossas vidas. Se pudéssemos quantificar o dano causado aos poderes pelos olhos que conhecem, pelas pessoas que querem saber, e pelas perguntas que geram ? Detenções, prisões, e tribunais valem a metade da metade em relação ao perigo que pode ser gerado por conhecer os mecanismos, as histórias, os fatos, por sentirem como a má política destroem sociedades.


O mundo que compartilhamos foi desenvolvido por alguns ingredientes que surgiram em várias partes do mundo como a Revolução Francesa e o contrato social de Rousseau, ideias que ainda usamos na política que foram pensadas há mais de 200 anos atrás, o Capitalismo que emergiu em Manchester na Inglaterra com suas Fabricas, Bancos e desigualdades observados por Marx como o Trabalho infantil, as periferias, e as diversas violências, o petróleo e suas guerras no Oriente médio, e lógico as Ciências na Europa e várias tecnologias como o Computador, a Mídia, os Remédios, o Aço, que se misturam com a Internet nos EUA, e alguns itens destrutivos como a Cocaína na Colômbia, as armas, alem dos futuristas como a Robótica no Japão e outros. Cada um destes ingredientes são fermentos ou energias que modelam o mundo em que vivemos. Remover estes ingredientes do mundo, arrisca-se a murchar e decrescer o mundo. Por isso a sociedade precisa de novos para o mundo se mexer e continuar a crescer. Estes ingredientes foram gerados por líderes e pensadores muitos de fora do sistema oficial político que a partir de singularidades únicas conseguiram difundir suas ideias e conquistar o mundo sem o Estado. E assim ainda hoje em cada cidade ou País pode emergir uma inovação que altere a história e os caminhos da humanidade. Uma das missões dos escritores e agora também dos cineastas é nos contar estas histórias e nos encantar por diversos ângulos para nos convencer e despertar a participar destas transformações que não deixam de acontecer a todo momento.

Enquanto isso aonde estão as grandes inovações e transformações na política pública ou mesmo nas iniciativas privadas que ofertam serviços coletivos? Ou em nossos sistemas de ensino privado aonde nossos filhos estudam ? e na saúde ? e na mobilidade? Vejo escolas privadas reunirem os melhores alunos para ampliar suas aprovações mas não falam que para a grande maioria dos seus alunos as aprovações e o ensino piorou para levar mais recursos para os “melhores” e garantir a falsa propaganda . A culpa é do garoto ate no lugar onde devia apreender ? Vejo no mundo se falar em saúde pelo número de atendimentos, equipamentos, remédios mas não geram mais saúde para todos que talvez exigisse menos investimentos porem não focados nas doenças e sim na qualidade de vida, alimentação, esporte, lazer e outros. Enquanto as inovações aumentaram em todas as áreas , elas tem dificuldades em acontecer na política porque as histórias a ser contadas infelizmente são outras! Na política os custos aumentam e os impactos se reduzem na vida da grande maioria das pessoas porque cada vez mais os investimentos visam lidar com as consequências e não com as causas.





O poder e políticos tradicionais sempre tentaram negar a coragem criativa, o novo, o original, o difícil, o estranho oriundos desta busca incansável pelas mudanças com apoio dos acasos e das causas. Eu como escritor busco entender porque as inovações são difíceis de acontecer na política? Porque muitas vezes não temos boas histórias para contar, a gente vê uma coisa e atrás vem outras cem, e devemos ir adiante e escavar o que acontece no lugar disto já que em todas áreas da sociedade mesmo com dificuldades passam por grandes transformações. Ai você percebe que sua luta é no estomago, até quanto ele aguenta escavar e revelar os podres de uma sociedade política vendida como digna e honesta mas que se revela por suas brutalidades, forças e roubos. Como tudo está ligado principalmente no poder basta poder ver os nós que mantem as coisas juntas. E cada nó reclama uma história a contar que exigem ser trazidos a luz. E cada história política é muita parecida com a do crime ela tem dentes e unhas, mordem, arranham e em muitos casos matam. Revelam as dores da alma, as inquietações, nunca a paz, na luta pelo poder. Muita gente não compreende como garotos de 12 a 19 anos se transformam em assassinos hoje no trafico de drogas. Eu tenho dificuldade de compreender como ladrões e psicopatas se transformam em políticos e ainda tem orgulho disto não importa o preço que a sociedade paga por seus delírios. Grande parte dos miseráveis e da violência em nossa sociedade é de responsabilidade de muitos de nossos políticos que inclusive negam oportunidades, inovações e pensamentos diferentes simplesmente por que não controlam. Não importa as vidas , os custos cada vez mais altos das ineficiências e ausência de impactos das políticas mas apenas os jogos de poder controlados por quem diz o que pode ser feito, por quem e como.

Felizmente vivemos num mundo em que cada vez mais todas certezas são mutáveis e podem se transformar no seu contrário desde que venha a luz. A Sociedade não tem noção dos monstros que a associação entre o crime e políticos estão se transformando mas escrever sobre eles podem despertar de seus sonos profundos do poder. As perguntas vem do abismo dos meios de conquistar o poder e da sujeira da lavagem de dinheiro com as feridas que elas provocam na sociedade. Nada é mais poderoso do que ler estas histórias. Ler é um ato perigoso porque da forma e dimensão as palavras, encarna-as e espalha em todas direções. Conhece-se o vínculo entre a política e o dinheiro. Conhecer é começar a mudar, porque podemos compreender em como se situar diante dele. E como romper grilhões. As palavras são ações, são tecido conectivo. Somente quem conhece estas histórias pode se defender destas histórias e montar uma rede de resistência.



Se livrar da má política favorece o crescimento ético, estético e espiritual de um povo. Na política muitas vezes falta cérebro e quanto mais burros e obedientes melhor. Muitas pessoas de uma cultura geral, honestidade, aspirações, atividade mental e virtude humana se afastam da política erroneamente pois sofrerão todas as consequências. Estas pessoas são bem superiores a muito dos canalhas envolvidos e subservientes aos Políticos ou pior aos conservadores que ali estão para proteger seus interesses. Muitos dos políticos pregam a liberdade e a igualdade mas não a seguem. Esquecem as pessoas para confundir as massas com a ideia do Estado.

A este políticos escrevo histórias extremamente arrogantes, extremamente independentes, nos quais exerço uma perigosa liberdade de pensamento visando ridicularizar tiranos. Porque muitas vezes mais do que o dinheiro ou qualquer produto uma boa história é mais importante para alimentar nossas vidas e transformar a sociedade. O escritor deve se desenvolver de forma livre e escrever é uma forma de lutar e libertar mentes escravas de podres poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário