SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 13 de julho de 2019

EDUCAÇÃO COM SABEDORIA NA TERRA !




Eu sei que tenho que comprar coisas para guardar em casa com o dinheiro que ganho para fazer a mesma coisa durante anos.  

Eu sei que nasci num território que denominam Estado nação que emitem documentos com meu nome no que chamam identidade e tenho um numero chamado CPF para eu que possa consumir, pagar impostos e para existir ? Todos olham para saber qual minha cor, gênero, classe e se assim podem ser meus amigos ?  Sim tenho que ter estudado em uma Escola e Universidade para que as pessoas respeitem meu saber pelos diplomas que coleciono assim como a igreja que frequento para avaliar meu Deus e minha fé, que partido pertenço visando identificar minha ideologia, entres outros. Eu sei que todo mundo é um teatro como diria Shakespeare.


As vezes me sinto como um extra terrestre que me mandaram para o planeta errado e tento entender esta forma de viver, mas o que é mesmo estar vivo ? o que denominam Educação ? e como classificam este planeta Terra ? 

Ando pela ruas e ninguém pergunta quais meu sonhos ?  o que gostaria de realizar com minha vida ? Se eu posso mudar as regras do jogo e posso imaginar outras formas de ser e viver em sociedade ? O resto é silêncio. Solidão e consciência. 


Eu sei que todos temos uma origem em comum que partimos do mesmo lugar e fomos nos deslocando pelo planeta terra numa grande jornada da Humanidade. Uns ficaram para trás e fundaram povos, culturas, textos sagrados, línguas, leis e outros. Enquanto outros seguiram suas jornadas em frente e foram descobrindo novas terras e agora planetas. Bem vindos Marcianos.

Eu sei que alguns inventaram os reis e o poder enquanto outros publicaram a Declaração universal dos Direitos do homem. Outros criaram Deuses e religiões e começaram a profetizar o passado e o futuro em nome da bondade e da maldade. Enquanto alguns inventavam o fogo, armas, a roda, a eletricidade, a mídia, o computador, outros pintavam, cantavam, dançavam, filmavam e transformaram o mundo numa realidade virtual. E com tudo isso somos felizes ? E se essas dores forem disfarce de um dor maior ?


Um Robô olha para mim com compaixão e solidariedade sensibilizado com minhas tantas dúvidas e perguntas . Ele me manda pesquisar no Google e pergunta nas redes sociais o que é Sabedoria? Talvez uma pedra, uma planta, outro animal me ajude a responder já que nascemos juntos? temos a mesma origem na poeira estrelar que não cansa de sonhar, imaginar e inventar milhões de respostas, frutos de nossa ignorância. Afinal nossas liberdades carregam um dose de responsabilidades e outras de loucura. As paixões é que nos fazem viver ao mesmo tempo nos matam. 

Uma criança me pergunta com seus olhos e lágrimas, cansada de tantas dores e solidão, se aprendemos a amar ? Se apreendemos a perder a razão sem nos denominarmos de loucos ? Se esquecemos que todos somos imigrantes e estrangeiros ? Se a nossa alma e consciência pode nos despertar de nosso sonho profundo que denominamos Educação? Ser ou não ser ?


Eu não tenho religião, nacionalidade, documentos, ....Eu não sei os limites que me definem, apenas que tenho que expandir meu ser, um pequeno grão de terra, numa Terra abundante de Sabedoria. Não se preocupe, nem me avalie, a incerteza e o sol são meus guias, continuarei plantando sementes em meu ser e na terra, regando com a água dos acontecimentos os frutos para os desafios de nossa jornada. 

Eu escuto milhões de vozes no que denominamos um dia de Democracia. Vamos sonhar alto juntos! O que queremos ? Estamos com medo? Não vou olhar para outro ser humano com suspeitas e preconceitos ! Sim quero aprender com eles. Não vou me afastar do meus irmãos de jornada! Vocês não vão ter meu ódio, nem destruir minhas liberdades, nós escolhemos o amor acima do medo. Na nossa oração, não vamos nos transformar em monstros de qualquer tipo de educação, lei, nação para derrotamos o que nos ensinam como monstros. Nós escolhemos  amar e educar o que nos torna humanos com sabedoria na Terra.


Então, então você acha que consegue distinguir
O paraíso do inferno?
Céus azuis da dor?
Você consegue distinguir um campo esverdeado
De um trilho de aço gelado?
Um sorriso de uma máscara?
Você acha que consegue distinguir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário