SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 27 de julho de 2019

Uma vida em busca da Sabedoria . 850 dias.




Todos somos Paraibanos como Ariano ( PB ) ! Não existe tirania que se sustente na história ou que sobreviva as gargalhadas que dê três voltas em torno dela! O povo brasileiro tem uma grande energia e vive rindo, caminhando e cantando em busca da sabedoria . É preciso amor, pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir. É preciso a chuva para florir. Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si, carrega o dom de ser capaz, e ser feliz.

É preciso amor ao Brasil, a soberania e cuidar dos mais pobres. Você ama o Brasil ? Amo. Você tem respeito ao Brasil ? Sim. Então faça igual aos Nazistas e Facistas, pule do avião agora sem paraquedas! Mais Coronel as nove horas da manha e tu já estás bêbado ? A vida é a busca da sabedoria e democracia pela maioria.


A verdade esta nas palavras, no verbo, nas ações, nas palavras que ganham vida em busca da sabedoria na arte, educação, política, espiritualidade, tecnologia, no trabalho, na cidade, na família, nos amigos, no encontro com a natureza.

A verdade esta nos acasos que a Terra gera para encontrarmos caminhos que se conecte com a sincronia do Universo. Afinal a Terra precisa dialogar com seu espírito que vem da criação do Universo e busca na sabedoria os caminhos para escrever a História.


Todos somos Paraibanos como Belchior ( CE ) !

Não quero lhe falar
Meu grande amor
Das coisas que aprendi
Nos discos
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo

Viver é melhor que sonhar
Eu sei que o amor
É uma coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto
É menor do que a vida
De qualquer pessoa.

A verdade esta nas escolhas que fazemos ou seja nas histórias que gostaríamos de escrever com nossas vidas que não se reduz a realidade do que vivemos mais mistura com ela imaginação, sonhos, amor, coragem para dar vida a sabedoria .

As batalhas que enfrentamos acontecem em nosso dia a dia na realidade que compartilhamos com outros e dentro de nosso espírito.  Por isso que podemos criar e enxergar diversas realidades, podemos viver diversas vidas, isso depende de nossas capacidades e conhecimentos de ler a vida e a realidade que nos cerca, de ousar por novos caminhos, escolhas, outras realidades que ampliam e expandem o ser humano com sabedoria.

Todos somos paraibanos como Dorgival Dantas ( RN ). 

Mesmo que tenho perdido várias vezes, de ter chorado, de ter me apaixonado pela pessoa errada, de ter acreditado totalmente, mesmo cego, surdo e doido, incapaz de aceitar conselhos como ajuda, insistindo na paixão errada até se arrepender, mas meu coração apaixonado , carente de amor....


Não estamos programados nem pela cultura, nem pelo consumo, dinheiro, nem pela política, trabalho e igreja que frequentamos. Somos muito mais do que isso pois carregamos dentro de nós, uma partícula de Deus que busca encontrar a sabedoria.   

Não nos rendemos aos falsos líderes, fake news, falsas palavras, a caminhos que não sustentam nossa alma e nem orientam a bússola de nosso coração mesmo que tenhamos que morrer por isso. A vida precisa que cada dia tenha um significado muito além da rotina e muito além das barreiras e regras que alguns homens criaram para destruir a vida com falsas palavras, deuses que são usados para outros objetivos, políticas de guerra, economia em benefício apenas de alguns, educação para tentar fabricar idiotas em escala, arte que apenas diverte sem alimentar o bem, o belo e o justo que é outro cromossomo que carregamos na partícula de Deus, assim como riso, a alegria, o amor e a capacidade de renascer.   


Todos somos paraibano como Djavan ( AL ) .

E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu

Todos dias ressuscitamos com nossas palavras, escolhas, atitudes e vidas.  A partícula de Deus que criou o Universo e a vida carrega em si todo potencial para sermos verdadeiramente humanos para isso temos que nos libertar das correntes de nossa sociedade e de nosso espírito que nos impede de ser livres.

Esse é o jogo da vida em busca da sabedoria que vamos encontrando no caminho os cromossomos da partícula de Deus e apreendendo com eles a transformar nosso ser e a vida que vivemos. Mais importante que os lugares que vamos descobrindo são as escolhas que fazemos em qualquer lugar que estamos com as pessoas que interagem conosco em nossa jornada.  
  
Todos somos Paraibanos como Claudia Leite ( BA ) ! Levante os dois braços de vocês ! Pense em amor, pense em Deus, pense em tudo aquilo que faz vocês felizes. Fechem os olhos! E sem escolher, quando vocês abrirem os olhos, sem pensar em nada, abrace a primeira pessoa que aparecer ao seu lado. Amor ao próximo é isso, assim como rir, alegria, o bem, o belo, o justo, outro cromossomo divino.  



O amor é uma energia que nos conecta, o acaso é uma oportunidade de entendermos aonde esta porta nos leva ? A capacidade crítica ensinada pela verdadeira educação nos liberta das correntes que aprisionam nosso ser e vida, quando a criação e a imaginação criam portas aonde não existia com tecnologia e arte, quando a verdadeira política nos une em torno de objetivos e causas comuns para superamos desafios coletivos, quando o trabalho faz com que construímos o mundo que queremos para viver e para ser, quando a verdadeira espiritualidade faz com que possamos enxergar nas palavras e escolhas os caminhos divinos que Deus preparou para cada um de nós quando buscamos a sabedoria na vida .

Todos somos Paraibanos como Chico Science ( PE ) ! 

Posso sair daqui pra me organizar 
Posso sair daqui pra desorganizar
Da lama ao caos, do caos a lama 
O homem roubado nunca se engana.

Ô Josué eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Peguei um balaio fui na feira roubar tomate e cebola
Ia passando uma véia e pegou a minha cenoura
Aê minha véia deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia eu não consigo dormir 
E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me desorganizando posso me organizar


Quais seus próximos passos ? escolhas ? saberes ? causas ? trabalhos ? artes ? tecnologias ? amores ? e como vai misturar estes ingredientes na tua vida e espírito encontrando os caminhos da sabedoria. 

A todos humanos, paraibanos ou não, Brasileiros que carregam em seu sangue e DNA, todas as nações e raças da família humana. 


Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para neto.

AVÔHAI!

Todos somos paraibanos como Zé Ramalho ( PB ) .


Um velho cruza a soleira
De botas longas, de barbas longas
De ouro o brilho do seu colar
Na laje fria onde quarava
Sua camisa e seu alforje de caçador

Oh meu velho e invisível
Avôhai
Oh meu velho e indivisível
Avôhai

Neblina turva e brilhante
Em meu cérebro, coágulos de sol
Amanita matutina
E que transparente cortina
Ao meu redor

E se eu disser que é mei sabido
Você diz que é mei pior
E pior do que planeta
Quando perde o girassol

É o terço de brilhante
Nos dedos de minha avó
E nunca mais eu tive medo da porteira
Nem também da companheira
Que nunca dormia só

Avôhai!
Avôhai!
Avôhai!

O brejo cruza a poeira
De fato existe um tom mais leve
Na palidez desse pessoal
Pares de olhos tão profundos
Que amargam as pessoas que fitar

Mas que bebem sua vida
Sua alma na altura que mandar
São os olhos, são as asas
Cabelos de avôhai

Na pedra de turmalina e no terreiro da usina eu me criei
Voava de madrugada e na cratera condenada eu me calei
E se eu calei foi de tristeza você cala por calar
E calado vai ficando só fala quando eu mandar

Rebuscando a consciência com medo de viajar
Até o meio da cabeça do cometa
Girando na carrapeta no jogo de improvisar
Entrecortando eu sigo dentro a linha reta
Eu tenho a palavra certa
Pra doutor não reclamar

Avôhai! Avôhai!

Habitantes de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Todos somos brasileiros como Almir Sater ( MS ) e cidadãos do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário