SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 9 de julho de 2019

O homem comum - 830 dias.



Quanta coragem cada um carrega para lutar contra as injustiças que sofreu ? Quanta coragem cada um carrega para lutar por seus sonhos ? por um amor ? por uma causa? Enquanto os homens comuns não fizerem a paz com seu passado não poderão construir seu futuro.

No passado estava escrito que ele teve que deixar a família para lutar por uma causa e como uma roda viva ela gira sem parar e a luta parece não ter fim mas aonde começou ? 

Enquanto vive, 
Cante junto com as pessoas comuns
Cante junto e talvez você se enturme
Ria junto com as pessoas comuns
Ria junto mesmo que elas estejam rindo de você
E das coisas estúpidas que você faz
Porque você acha que pobreza é legal


Quanto das lutas politicas nesse Brasil são insensíveis as vidas que destroem, principalmente daqueles que muitas vezes não conseguem nem mais falar ou gritar, porque as dores e as injustiças se acumulam dia a dia, ano a ano, e eles continuam a fugir sem ter para onde ir ? nem um lugar para trabalhar, dormir, comer, e ainda deles se cobra a consciência crítica para lutar contra corrupção dos maus governos liderados por oligarquias, gangues partidárias e elites.

Enquanto isso , os mesmos de sempre, sentados com a bunda na corrupção, enriquecendo pelo Estado, dizem que fazem politica quando na verdade continuam protegendo e negociando seus interesses as custas do Estado Brasileiro ou seja as custas das vidas de milhões de pessoas.

Essa é a realidade do Congresso assim como de grande parte dos Governos Estaduais e Prefeituras. Eles mudam de discurso, partidos, aliados mas as praticas de poder são as mesmas. 


A luta por liberdade, independência econômica e politica faz parte do ser humano que herda as correntes históricas que continuam aprisionar suas vozes, gritos, dores, injustiças, liberdades e sonhos.


Qualquer esperança tem o poder de nos libertar assim acreditamos e durante as eleições observamos o teatro e o palco da democracia brasileira ver os mesmos sempre impunes, tentar apagar a historia de um Brasil com um novo discurso. Depois retornamos ao mesmo Congresso, aos mesmos grandes grupos de mídia, cinco bancos, mesmos chefes de gangues partidárias, oligarquias e elites que enricam pelo Estado.

O homem comum desta vez esta vendo que o circo é o  mesmo e que num País onde as injustiças e o crime organizado na política se aperfeiçoa o que fazer ?

Pátria Amada, é pra você esta canção
Desesperada, canção de desilusão
Não há mais nada entre eu e você
Eu fui traído e não fiz por merecer


Compreender que o passado permanece intacto e se aperfeiçoa em suas praticas de poder impedindo que futuros possam emergir. Dar os primeiros passos em direção as lutas, expressando as injustiças que sofre, organizando grupos para construir caminhos diferentes de preferência com pessoas de outros setores da sociedade. Desenvolver uma visão sistêmica sobre o jogo politico onde interesses políticos se unem com interesses econômicos e usam a mídia, a justiça e outros poderes como armas de guerra.

Temos que lutar ao mesmo tempo em várias frentes, construindo caminhos econômicos que se transformem em alternativas politicas; isso depende da qualidade de nossas capacidades educacionais, sociais, culturais e tecnológicas. Em criar novas mídias, e mecanismos de pressão sobre a justiça em relação as injustiças não investigadas ou silenciadas, e sim considerar que as organizações religiosas, comunitárias e intelectuais tem o seu papel na formação da nossa sociedade como um todo. 


A coragem emerge com a nossa capacidade de acreditar em nós e não apenas nos políticos, em não ter medo de falar ou sonhar de forma pública sobre outros futuros, e atores sociais que podem liderar ao mesmo tempo em vários lugares pequenas mudanças, atuando em rede e usando as mídias sociais, plantando assim as sementes de outro Brasil que já nasceu; mas ainda observamos os grandes poderes querer controlar pela força os espaços institucionais que a cada dia infelizmente perdem seus propósitos e significados em um mundo de profundas e grandes transformações econômicas, tecnológicas, ambientais e portanto politicas e sociais.    


Aonde todo homem comum, lutara todo dia, mesmo com nada, ate se tornar Rei de sua família, de sua cidade, de novas formas de ser, viver e se governar. O caminho ainda é, sempre foi, e será do amor.   

O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei
Ninguém nasce sabendo, então me deixe tentar (me deixe tentar)
O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei
Ninguém nasce sabendo (ninguém), então me deixe tentar

Então me deixe tentar
Então me deixe tentar
Então me deixe tentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário