SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 14 de julho de 2019

Os desafios do ensino superior no século XXI. Por Jesus Granados.

Os desafios do ensino superior no século XXI



Por Jesus Granados.

Nosso mundo imperfeito está avançando implacavelmente em direção a cenários futuros incertos, e devemos tentar redirecioná-lo para a sustentabilidade, ou seja, para uma nova maneira de fazer as coisas para melhorar nosso meio ambiente e, ao mesmo tempo, alcançar justiça, igualdade social e estabilidade econômica. . No entanto, a mudança é impossível sem aprender, assim como a aprendizagem é impossível sem mudança. No texto que se segue, analisarei a necessidade de uma nova forma de educação na sociedade atual e identificarei os desafios específicos que o ensino superior enfrenta.

Características da nossa sociedade atual

Vivemos em um mundo em crise, em uma sociedade do conhecimento, e em uma época em que o tempo é fluido, nada dura, tudo muda e é instável.

A sociedade diversa e heterogênea do novo milênio é caracterizada por uma série de crises internas no estado de bem-estar: a crise social, a crise ambiental e as práticas insustentáveis, a crise dos Estados, a ameaça representada pela globalização e, finalmente, a crise do Estado, democracia. As conseqüências dessas crises incluem a exacerbação da desigualdade social e econômica; o surgimento de uma forma global de gestão planetária com novos centros de decisão que minaram o poder de decisão de indivíduos e estados; e a perda de confiança dos cidadãos no sistema democrático, devido à percepção de que as decisões políticas são distantes e difíceis de influenciar.

Quando novas formas de conhecimento e simbolização impregnam qualitativamente todos os aspectos básicos de uma sociedade, ou quando as estruturas e processos de reprodução de uma sociedade são tão penetradas por operações dependentes de conhecimento, operações de criação de informação, análise simbólica e sistemas especialistas são mais importantes que outros fatores da produção, então estamos falando sobre a sociedade do conhecimento (Innerarity, 2010). O maior desafio enfrentado pela sociedade do conhecimento é a geração de inteligência coletiva: a inteligência da sociedade como um todo é mais importante do que apenas ter uma sociedade composta de múltiplas inteligências individuais.

Bertman (1998) descreveu a vida na sociedade atual como uma cultura “nowist” e uma “cultura apressada”, porque damos mais importância a coisas novas e de alto impacto do que àquelas que exigem exploração. Segundo Bauman (2007), passamos do tempo linear para o tempo pontilista: o que importa é o momento, e nossas identidades estão sendo continuamente construídas e modificadas.

A necessidade de uma nova educação

No começo, a educação e os ideais incorporados aspiravam a criar uma cidadania “perfeita”. Mais tarde, o objetivo mudou para garantir que os cidadãos fossem bem treinados e, mais recentemente, mudou novamente para o despertar do espírito crítico. Hoje, o ideal é a criatividade: a capacidade de aprender e a disposição de enfrentar novas coisas ao longo da vida e modificar as expectativas aprendidas de acordo com elas; não pode haver aprendizagem sem reaprendizagem, sem a revisão que deve ser realizada quando percebemos a fraqueza do que pensávamos saber. Em uma sociedade do conhecimento, a educação é a capacidade de ser criativo em um ambiente de incerteza particular, a capacidade de gerenciar adequadamente a dissonância cognitiva que dá origem ao nosso fracasso em compreender a realidade (Innerarity, 2010). Portanto, no mundo da modernidade líquida, devemos nos afastar da educação esporádica e da aprendizagem ao longo da vida. Isso implica superar a resistência impulsionada pela segurança: os pilares aos quais nos agarramos porque nos dão uma sensação de segurança: um erro em um mundo cheio de inseguranças e validades efêmeras.

Convencionalmente, a educação tem sido entendida como preparação para a vida, como realização pessoal, e como um elemento essencial no progresso e na mudança social, de acordo com as necessidades em mudança (Chitty, 2002). Orr (2004) declara que se certas precauções não forem tomadas, a educação pode equipar as pessoas para se tornarem “vândalos mais efetivos da Terra”. Ele descreve a educação do tipo que vimos até agora como um possível problema e defende um novo tipo de educação:

“Mais do mesmo tipo de educação apenas aumentará nossos problemas. Este não é um argumento para a ignorância, mas sim uma afirmação de que o valor da educação deve agora ser medido em relação aos padrões de decência e sobrevivência humana. Não é educação, mas educação de certo tipo, que nos salvará ”.
(Orr, 2004: 8)

“Educação, em outras palavras, pode ser uma coisa perigosa (...). Chegou a hora, creio eu, de uma perestroika educacional, com a qual quero dizer um repensar geral do processo e da substância da educação em todos os níveis, começando com a admissão de que muito do que deu errado com o mundo é o resultado de a educação que nos afasta da vida em nome da dominação humana, fragmenta em vez de unificada, superenfatiza o sucesso e as carreiras, separa o sentimento do intelecto e o prático do teórico, e desencadeia nas mentes do mundo ignorantes de sua própria ignorância ”.
(Orr, 2004: 17)

Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) surgiu como um paradigma para revisar e reorientar a educação de hoje. A ESD consiste em novas formas de conhecer e aprender como ser humano de uma maneira diferente. Esta educação visa contribuir para a sustentabilidade da integridade pessoal, ou nas palavras de Sterling (2001), para a integridade do espírito, coração, cabeça e mãos. Como argumentado por Dewey e pelos reconstrucionistas educacionais, muitas vezes não é suficiente fazer as coisas de acordo com o costume ou o hábito, isto é, reproduzir o sistema social existente. Em vez disso, novas respostas devem ser procuradas. Se quisermos imaginar novas formas de viver e agir, então devemos ser capazes de avaliar e promover a mudança social, porque alcançar com sucesso o desenvolvimento sustentável requer os seguintes princípios: estar ciente do desafio, agir voluntariamente, assumir responsabilidade coletiva e formar uma parceria construtiva, e acreditando na dignidade de todos os seres humanos sem exceção. Esses princípios para o desenvolvimento humano duradouro, formulados na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002 em Joanesburgo, sugerem lições que coincidem em grande parte com os quatro pilares da educação estabelecidos no Relatório Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprendendo a ser. No contexto da EDS, a UNESCO (2008) sugeriu a inclusão de um quinto pilar: aprender a transformar a si mesmo e a sociedade.

Em certo sentido, a educação deve levar ao empoderamento: através da educação, os indivíduos devem adquirir a capacidade de tomar decisões e agir efetivamente de acordo com essas decisões, o que implica a capacidade de influenciar as regras do jogo por meio de qualquer uma das opções disponíveis. Assim, a educação consiste em desenvolver não apenas qualidades pessoais, mas também sociais; é o desenvolvimento da consciência social: a consciência de como a sociedade funciona, o conhecimento de como ela é estruturada e o senso da agência pessoal que permite a ação. Esta agência, no entanto, ao mesmo tempo restringe nossas intervenções e torna necessário decidir nosso grau pessoal de ação. (Goldberg, 2009). Essencialmente, abre um diálogo entre o pessoal e o coletivo, entre interesses comuns e individuais, entre direitos e obrigações.

Reformulação do Ensino Superior

Einstein disse uma vez que nenhum problema pode ser resolvido a partir do mesmo nível de consciência que o criou. As necessidades atuais sugerem que devemos aprender a ver o mundo e, portanto, a educação, de uma nova maneira. No passado, o ensino superior demonstrou seu papel crucial na introdução de mudanças e progresso na sociedade e hoje é considerado um agente chave na educação de novas gerações para a construção do futuro, mas isso não o isenta de se tornar objeto de uma reformulação interna.

De acordo com a Declaração Mundial sobre Educação Superior para o Século XXI (1998), o ensino superior enfrenta diversos desafios importantes nos níveis internacional, nacional e institucional.

No nível internacional, há dois desafios principais. O primeiro é o papel das organizações supranacionais, como a UNESCO, no avanço da prospecção de tendências e melhorias, bem como na promoção de redes e programas de geminação entre instituições. A União Europeia (EC-JRC, 2010), por exemplo, sublinhou que o ensino superior deve mudar e adaptar-se às necessidades económicas e sociais, que a mudança institucional é essencial para a inovação educacional e que as tecnologias de informação e comunicação devem fazer parte do ensino. e processo de aprendizagem. O segundo desafio internacional é incentivar a cooperação internacional entre instituições para compartilhar conhecimentos além-fronteiras e facilitar a colaboração, o que, além disso, representa um elemento essencial para a construção de uma cidadania planetária (Morin, 2009) e pós-cosmopolita (Dobson e Bell , 2006): a assunção da interdependência, “desterritorialização”, participação, co-responsabilidade e solidariedade entre todos os habitantes do planeta.

Os Estados devem fornecer o financiamento necessário para que as universidades possam desempenhar sua função de serviço público. Os Estados também podem promulgar leis para garantir a igualdade de acesso e fortalecer o papel das mulheres no ensino superior e na sociedade.

A seguir, os desafios enfrentados pelas universidades e outras instituições de ensino superior:

Mudanças nas universidades como instituições e ao nível da organização interna. Essas mudanças devem ter como objetivo melhorar a gestão de recursos (humanos, econômicos, etc.) e ser reestruturadas para melhorar a democracia interna. As universidades devem continuar sua missão de educar, treinar e realizar pesquisas por meio de uma abordagem caracterizada pela ética, autonomia, responsabilidade e antecipação.

Mudanças na criação de conhecimento. Abordagens interdisciplinares e transdisciplinares devem ser adotadas e formas não científicas de conhecimento devem ser exploradas.

Mudanças no modelo educacional. Novas abordagens de ensino / aprendizagem que permitam o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo devem ser integradas. As competências comuns a todos os graduados do ensino superior devem ser determinadas e as expectativas correspondentes devem ser definidas. Em uma sociedade do conhecimento, o ensino superior deve nos transformar de projéteis desorientados em mísseis guiados: foguetes capazes de mudar de direção em vôo, adaptando-se a circunstâncias variáveis ​​e constantemente corrigindo o curso. A idéia é ensinar as pessoas a aprender rapidamente à medida que avançam, com a capacidade de mudar de idéia e até mesmo renunciar a decisões anteriores, se necessário, sem pensar demais ou se arrepender. O ensino e a aprendizagem devem ser mais ativos, conectados à vida real e projetados com os alunos e suas qualidades únicas em mente.

Mudanças destinadas a explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na criação e disseminação de conhecimento. O objetivo de tais mudanças é criar o que Prensky (2009) chama de sabedoria digital.

Mudanças de responsabilidade social e transferência de conhecimento. O trabalho das instituições de ensino superior deve ser relevante. O que eles fazem e o que se espera deles deve ser visto como um serviço à sociedade; sua pesquisa deve antecipar as necessidades sociais; e os produtos de suas pesquisas devem ser efetivamente compartilhados com a sociedade através de mecanismos apropriados de transferência de conhecimento.

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