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sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Neri Oxman: Bio arquitetura Encantando Da Vinci !




Fazer um tour pela mente dos criativos é o que propõe a série documental Abstract: The Art of Design, produção da Netflix que estreou recentemente sua segunda temporada. Se na primeira parte nomes como a designer de interiores Ilse Crawford, o fotógrafo Platon e o ilustrador Christoph Niemann contaram suas histórias extraordinárias, na nova fase a chamada de Neri Oxman é um convite para quem ama design de produto e arquitetura.

A israelense baseada nos Estados Unidos é professora e coordenadora de um núcleo do MIT Media Lab - e leva os parceiros da loucura (pelo perfil dos pedidos de compra, por exemplo) ao encantamento (sua relação com a natureza é fascinante). Entre as empreitadas em que está à frente e que são contadas no episódio de 45 minutos está o estudo com mais de 6 mil bichos-da-seda para entender todos os passos da produção do tecido e o vidro impresso

Quem não tem conhecimento profissional na área não está excluído do poder de sedução da trajetória da mulher – que deixou a medicina para se dedicar à arquitetura movida pelo desejo de manter o “legado do jardim das montanhas” da casa de sua avó, em Israel. Segura, Neri vai direto ao ponto quanto fala de futuro: “Se quisermos sobreviver, precisamos achar um caminho através do design” ou “O design feito apenas para embelezar o mundo não vai durar”.



As abelhas, segundo a Neri, são "as arquitetas da natureza"Netflix / Divulgação

Todo o seu time, formado por engenheiros, biomédicos, designer, entre outros, é franco em falar que muitas vezes são incompreendidos e que suas ideias serão aplicadas e viáveis em prazos que podem levar entre 50 e cem anos. E é quando a líder, chamada de o Leonardo Da Vinci do século 21 pelo jornal The New York Times, entra em cena novamente para provocar o público: “Ao invés de resolver problemas, nós os procuramos”.



Um de seus estudos envolveu mais de 6,5mil bichos da seda



CAMBRIDGE, Massachusetts - Num dia quente do início de setembro, Neri Oxman, professora titular no Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, estava a caminho do almoço quando a atingiu. "'A forma segue os feromônios!'", Lembrou-se de exclamar. 

“Enquanto eu devorava meu sanduíche de almôndega, eu estava pensando em como poderíamos usar braços robóticos para cuspir feromônios guiando abelhas a modelar favos de mel na ausência de rainhas. Os robôs, você vê, podem dominar a colméia.

"Estamos enviando abelhas para o espaço sideral", acrescentou ela, "temos uma pequena cela na missão Blue Origin de Jeff Bezos". (O Sr. Bezos está de olho em um pouso lunar.) Abelhas, aprendi depois, usam feromônios para se comunicar, uma linguagem endócrina complexa através da qual a rainha, por exemplo, diz aos súditos para intensificar seu trabalho no favo de mel. Daí o aperçu do Dr. Oxman.

As abelhas no espaço sideral são apenas uma das muitas aspirações e provocações do Dr. Oxman, arquiteto israelense de 42 anos, designer de computação e artista que recebeu o prêmio Cooper Hewitt Design deste ano de design de interação. Embora, como disse Jenny Lam, uma notável designer de tecnologia e um dos jurados do prêmio, Oxman pudesse facilmente ter sido nomeado para moda, arquitetura ou design de produtos. (A cerimônia de premiação e a gala serão realizadas no dia 18 de outubro na cidade de Nova York.)



A Dra. Oxman é a fundadora de uma disciplina que ela chama de ecologia de materiais, que combina os avanços tecnológicos do design computacional, biologia sintética e fabricação digital (também conhecida como impressão em 3D) para produzir estruturas compostáveis, objetos de vidro que variam sua estrutura óptica e estrutural. propriedades e roupas feitas de uma única peça de tecido de seda.

Sua equipe pode fazer coisas loucas com musgo, cogumelos e pectina de maçã. Eles são extremos até mesmo para o Media Lab, um playground de tecnologia de ponta com consciência social.

A Dra. Oxman e seus alunos são um grupo eclético: um engenheiro biomédico, um soprador de vidro, um cientista de materiais, um cientista da computação cuja especialidade é inteligência artificial úmida (que tem algo a ver com bactérias de programação), arquiteto, biólogo marinho e , sim, um apicultor, entre outros especialistas.




O Dr. Oxman gosta de interpretar Noah com possíveis candidatos. "Você precisa ter dois de tudo, para que eles possam procriar intelectualmente, se não biologicamente", disse ela. (Houve casos de amor ecológico material, cinco casamentos e três bebês.) A equipe tem colaborado, como dizem, com organismos naturais como mofo, monarca e bicho da seda, para criar objetos e estruturas extraordinários que fazem todo tipo de coisa extraordinária .

Wearables alados borbulhantes, para usar um termo de ecologia material, parecem fibras musculares ou colônias bacterianas. Uma fofa cúpula Buckminster Fuller-ish era feita por bichos-da-seda que fiavam suas fibras sobre uma carapaça feita por robôs. Máscaras fantasmagóricas moldadas pelos padrões da respiração humana foram inspiradas por máscaras de morte indígenas e pigmentadas com células de E. coli com engenharia biológica.

Folhas brilhantes de um material cor de mel foram feitas a partir de uma pasta de casca de camarão moída que varia de opaca a translúcida e é incorporada a bactérias que foram projetadas para capturar carbono e transformá-lo em açúcar. O material também se biodegrada sob comando.

"Tratamos o design mais como uma prática de jardinagem", disse Oxman.




"Visando o gótico biológico"

Sobrenaturalmente bonitos, esses objetos de aparência surpreendente apareceram nas passarelas da moda e nas feiras de design e vivem nas coleções permanentes de museus de arte e ciência, incluindo o Museu de Arte Moderna e o Smithsonian. E eles fizeram o Dr. Oxman, que é um tanto surpreendente se ver, uma estrela.

Lam, a designer de software, descreveu o Dr. Oxman como um contemporâneo Leonardo da Vinci. John Maeda, chefe de design computacional da Automattic, uma empresa de desenvolvimento web, que também já foi M.I.T. Querida do Media Lab, disse: "Se eu era o Exterminador do Futuro, Neri é o Exterminador 2. Eu era uma porcaria de peças de titânio, mas ela é como metal líquido".

O que torna a Dra. Oxman, a cientista tão incomum, disse Paola Antonelli, curadora sênior de arquitetura e design do MoMA, é seu senso estético. "Ela não tem medo da elegância formal", disse Antonelli. “A razão pela qual ela é um presente para o campo da arquitetura e design é que sua ciência funciona, sua estética funciona e sua teoria funciona. Foi interessante ver os cientistas responderem. Eles agradecem a colaboração porque sabem que a pesquisa que desenvolverem com a equipe dela será aceita pelos colegas e pode até aparecer em um museu. Que pode ser bonito. A propósito, não tenho medo de usar essa palavra. "




A Dra. Oxman está em período sabático este ano, mas ela estava no laboratório neste dia sufocante para explicar sua prática, engolindo chá verde e gentilmente me castigando pelo hábito de Diet Coke. "Eu costumava ser um entusiasta da coca-cola", disse ela, "mas agora sou viciada em E. coli".

Essa bactéria, ela disse, é conhecida como o cavalo de batalha da biologia sintética, o que basicamente significa que você pode fazer qualquer coisa. Carismático e epigramático, o Dr. Oxman fala como se estivesse em maiúsculas e em parágrafos musicais longos e atraentes.
"O que significa projetar um objeto vivo?", Ela disse. “Como nos acomodamos a incompatibilidades dimensionais entre restrições ambientais, luz, carga, da, da, da e o material? Como você pode ter um único sistema de material multifuncional, que não é feito de peças e pode variar ao longo do espaço e do tempo para diferentes condições? Você pode criar uma arquitetura que se comporte como uma árvore. ”


Sim, ao que parece, como o Dr. Oxman explicou com charme característico em seu TED Talk de 2015, que agora tem mais de dois milhões de visualizações.

No ano seguinte, Björk veio telefonar. As duas mulheres discutiram mágoa e arte, recordou a estrela pop islandesa por e-mail, após o qual a equipe do Dr. Oxman fez da cantora uma máscara para atuar, baseada no tecido facial de Björk. Parece um emaranhado de cabelos e músculos, e a transformou em um humano pós-nuclear peludo e assustador no palco.

"Eu cantei uma música chamada 'Areia movediça', que é sobre uma pessoa gótica niilista", escreveu Björk em seu e-mail, "então buscávamos o gótico biológico. Lembro-me de olhar para máscaras da morte mexicanas, mas principalmente falando de amor, para ser sincero.

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