SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Além do Horizonte existe um lugar para amar a Empreender. 1021 Dias.





Israel mais do que matemática e fisica educa suas crianças e jovens para ser uma Nação com direito a um Estado,  uma Nação pelo direito a religião, um Estado para uma Nação perseguida e um Estado para todos os cidadãos. O poder a serviço de uma Nação e de cada cidadão. No Brasil e em outros lugares observamos o poder a serviço de um partido, o poder a serviço de uma família, o poder a serviço de elites e seus privilégios ou o poder a serviço de uma Ditadura.

Os heróis de Israel antes eram Generais hoje são empreendedores mas no Brasil continuam a ser corruptos de gangues partidárias ou Oligarquias há décadas no poder.  O melhor caminho que cada um de nós brasileiros podemos seguir é assim como os judeus misturar audácia com coragem para construir nossa Nação mesmo que tenhamos que enfrentar todas adversidades com certa informalidade e a devida falta de respeito pelas autoridades que roubam nosso Brasil.  


Israel tem um startup para cada 1400 pessoas alem de um verbo que não encontramos em outra língua que significa doar sem esperar retorno. A Google comprou a Waze desenvolvida por três israelenses por quase um Bilhão. Esta criatividade tecnológica e capacidade empreendedora atrelada a um fluxo adequado de capital, mais governo, investidores e capitalistas de risco gera em seu ventre um ambiente amável para empreender novos caminhos para Humanidade. Israel investe sozinho metade do capital que toda a Europa em novos negócios. Porem são os laços sociais fortes que unem e mantem as pessoas inovando e construindo uma Nação juntos.


Segundo a UNESCO , Israel ocupa segundo lugar em gastos globais em P&D. As despesas anuais com educação chegaram a 9,2% do PIB em 2016. 135 judeus já ganharam o Premio Nobel. 45% da população tem diploma de ensino superior. Israel faz parte da OCDE e tem a menor taxa de desemprego. Esse Capital humano, oportunidades e trabalho, inovação, resiliência e agilidade gera um ambiente propício para amar o saber e empreender. 


A incubadora NGT reune em Israel parceiros judeus e árabes, tanto pesquisadores como investidores, mostrando caminhos para superação dos conflitos políticos. É necessário unir inteligência econômica e social para construir uma Nação. Em Israel diferente de outros lugares no mundo as crianças vivem em ambientes onde são perfeitamente livres para agir e pensar e ninguém as incomoda. O nome disso é amor ao potencial de todo ser humano e a Nação. Na vida o desafio não é garantir a sua sobrevivência olhando pra baixo e sim sua competitividade olhando cada vez mais alto.  


Os primeiros lugares de inovação no mundo surgiram em Barcelona e Boston. Atualmente existem 80 distritos de inovação no mundo e cerca de 700 Vales tecnológicos no mundo. O Vale de Israel é um cluster ilha assim como Singapura ou Taiwan.  Os Vales tem uma cultura de aceitação de alteridade e inovações vindo de fora, também uma cultura de diáspora, tanto geográfica como social com colaboradores de todos os meios socioculturais e culturas.


O Vale de Israel atraem talentos e sonhos lá residem judeus de 130 nacionalidades diferentes com alto nível de educação, organização e disciplina. A cultura da transparência é onipresente não importa se os interesses de um presidente ou primeiro ministro correm algum risco. O Ministerio do Turismo de Israel conseguiu atrair 3,1 milhões de pessoas em 2016. Na Universidade Hebraica de Jerusalem tem programas para alunos que não concluíram o ensino medio aprovados com seus bons resultados em testes psicométrico.


O particularismo é um meio e universalismo um fim na cultura judaica. Necessitamos empreender lugares simétricos aonde o ser e o amor de uma pessoa possa mudar o mundo e para isso temos que ser maestros dessa sinfonia pela educação e empreendedorismo em nome de uma Nação. O sistema publico secular tem a missão não só de treinar cidadãos, mas também de prepara-los para a vida ativa. O país atua na criação de temas nacionais e os principais vetores de ensino são o estudo da Bíblia, da história e da literatura.  


Precisamos de novas ideias. Então precisamos apreender com Israel a estimular as crianças e jovens para pesquisa básica que é a chave para o futuro da indústria. Precisamos portanto de Educação e saúde ajudando a população mais jovem desfavorecida para criar uma Nação prospera e digna para todos. E talvez um dia possamos empreender juntos com Israel criando vários lugares no Nordeste para atrair jovens imigrantes nordestinos que se formaram em Escolas e Universidades do Brasil e do mundo para alcançarem seus objetivos profissionais e empreender um novo Nordeste. Nessa Terra de judeus que foram perseguidos e expulsos, e que também sofreram holocaustos provocados pela falta de um Estado e de uma Nação, que ao invés de enricar poucos pela corrupção deveria ter a missão de realizar o potencial e amar o seu povo.       



Nenhum comentário:

Postar um comentário