SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

ARTE COMO ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ECONOMIA por Egidio Guerra.



Arte liberta o corpo, os olhos, a voz… A nossa trajetória com a arte é a história escrita e filmada por mim de libertação de nossa vida buscando outros olhares, sons, gestos, movimentos, sonhos, imaginação e perspectivas de novos horizontes, éticas, e estéticas; inaugurando outras formas de educar, de aprofundar a democracia e libertar a economia com outras formas de ser, viver e governar. 



Arte nos deixa dúvida ou certeza de sermos loucos porque ela não se encaixa em uma disciplina, ela não é apenas uma expressão humana mas é a própria vida . Os livros que li e escrevi , os filmes que assisti e filmei, o teatro, a música, a dança….me formaram mais que a Escola e a Universidade. Eu não posso escolher apenas algumas artes e negar minha trajetória ou melhor as formas que escolhi viver a educação, o social , a democracia e a economia com arte. 



Meu primeiro artigo foi sobre os cabelos longos de Che que gostaria de ter, uma mudança no corpo que a arte me possibilita imaginar e realizar. O segundo é sobre a fuga da Sininho da Terra do nunca, afinal cada um de nós carregamos a infância de Peter Pan e o amor a Sininho em nossos corações. O terceiro sobre uma oração de um jovem matemático dinamarques que soluciona a equação quíntica que nenhum grande matemático conseguiu até aquela época. A Deus ele ora com arte pedindo “ pai nosso que estais no céu me dá pão e cerveja “ . Assim podemos um a um reunir os 10 mandamentos da arte, escrevi um roteiro do meu blog O ROTEIRO DA JORNADA DO BLOG : De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria e um mapa para que possamos navegar e fazer essa jornada com outros habitantes de uma Terra da Sabedoria. Aonde podemos compreender os bastidores, o palco e a platéia que me levaram a ganhar um prêmio em Bilbao na Espanha, outro no Chile, Bósnia e na ONU em Nova York. A Arte também foi o caminho para uma peça teatral que escrevi e dirigi no Crato para ONU. " " A ONU Sr. Raimundo! " Escrevi e escrevo os vários ciclos e acontecimentos que marcam minha trajetória de vida usando o blog como instrumento educacional, democrático e econômico incluindo artigos que falam da trajetória de artistas como Dostoievski  Pesquisar Dostoiévski! O saber, a complexidade, e a autonomia da vida e da arte nem científica nem tecnológica. e como sua arte e de outros mudaram a educação, política e economia em sua época ou muito tempo depois como hoje com as cores de Van Gogh pintamos o mundo.



Esses artigos são frutos de atitudes e escolhas que realizei na vida , de projetos que empreendi, livros que li e filmes que assisti.  O Prêmio Nobel de Literatura Islandês e seu livro  “ Gente independente “ me ensinou a me libertar e lutar pelos Miseráveis de Victor Hugo e de Charles Dickens visando realizar juntos nossas “ Grandes esperanças “ Porém não perdi meu coração latino e minha alma romântica graças a Gabriel Garcia Marques vivendo o " o amor em tempos de guerra”, nem a brasilidade achando a “ Pedra do Reino” de Ariano Suassuna. "Meninas sem qualidade" contrapõe a " Insustentável leveza do ser" com esses romances de formação em minha psique que luta por um mundo melhor pelas palavras que sentimos com atitudes. Sim a Terra da Sabedoria é minha Terra média inspirada pelo Senhor dos Anéis de Tolkien assim como minha imaginação vive o fantástico iluminada por Philip K Dick. Nesses quase dois mil livros lidos um dos que mais brilha meus olhos é do escritor Jack London com a autobiografia romanceada dele “ Martin Eden “ de um trabalhador que se torna um  escritor e exerce um papel político determinante em sua época não se reduzindo ao capitalismo nem o socialismo, buscando novas formas de pensar a democracia, economia e novas formas de ser e viver. Escrevi nessa jornada quatro livros o primeiro para compreender a mim e o mundo que vivemos “ Quando amar é proibido “ seguido pelo reencontro com o amor em “Sociedade da Paixão” sempre “ Em busca de uma Terra da Sabedoria” visando “ Novas formas de ser, viver e governar.” 



A minha vida como de todos é como um filme como “Grandes esperanças” e de um eterno amor e respeito às mulheres em “ 8 e 1/2 “ e “Nine “. A arte me leva a misturar o imaginário e o real como no “ O mundo imaginário de Dr. Parnauss” para transformar a educação como em “ Sociedade dos Poetas Mortos” e a vida e democracia machista como em “ Billy Eliot” . O filmes me ensinaram a lutar como “ Spartacus”  e “ Gladiador “, e ser herói quando o bem se mistura com o mal em “Batman: O Cavalheiro da Trevas “. Filmes históricos como “ Rainha Margot “ são minha paixão para mudar a história  precisamos  compreender como chegamos até aqui. Livros que viraram filmes como “ Perfume “ que refletem a sociedade que vivemos E como “ Taxi Driver” nos ensina o poder dos homens comuns e da arte.  Por fim biografias filmadas como a de Mozart, Frida, Pina Bausch e El sistema nos ensina como a arte é a própria vida .



Depois de ver mais de 2 mil filmes resolvi filmar ou editar imagens em homenagem ao Maio de 68 atualizando para os dias de hoje com “ 68 High Tech” . Fiz vídeos sobre os estudantes chilenos e sua luta por educação e Occupy nos EUA. Roteiros de vários filmes como sobre o Destino de várias pessoas de profissões  e países diferentes que vivem na praia de Canoa Quebrada visando compreender sua jornada de vida assim como escrevi “ Insensíveis “ sobre como os olhares e modos de viver são tão violentos e produtores de violência quanto aqueles que intitulamos de criminosos. A arte humaniza as pessoas. Outros filmes sobre projetos artísticos e sociais como MH2O, IEP, EDISCA que durante os últimos 25 anos ajudo a empreender apresentam a solução para muitos desafios da sociedade que vivemos. 



O Teatro impactou minha vida de diversas formas porque a quarta parede de Brecht dialoga diretamente com a vida e a sociedade que vivemos nos deixando lições profundas em como podemos ser personagens de nossa própria historia, subindo ao palco nossas dores e sonhos. " As cangaceiras" fazem uma leitura de um sertão liderado pelas mulheres assim como o grupo teatral A barca de corações partidos homenageia toda obra de Ariano Suassuna num musical. Todo homem será rei é uma releitura do Rei Arthur na busca de construir uma Sociedade alternativa como a Terra da Sabedoria. Os momentos mais felizes de minha vida foi assistindo na Broadway o Fantasma da Ópera, Chaplin, Miseráveis e Peter Pan como podemos ver quer seja nos livros, filmes e no teatro com musicais essas obras são minhas referências de vida. Porém também puder contribuir com o Teatro da Fundação Casa Grande de Alemberg no Cariri e o Teatro de rua do Boal. 



A música conversa diariamente com minha mente e coração iluminando palavras e imagens nos filmes e no teatro da vida . As diversas formas de arte viram uma teia orgânica e singular cantada por Queen ao vivo dizendo “ Eu quero me libertar”, por Gorillaz que nos pede para viver nossa alma, Michael Jackson que nos convida a olhar o homem no espelho e mudar sua forma de pensar, Negro dama e o grito dos Racionais, levanta e anda com Emicida, e todas as musicas do Legião urbana são refrões de minha vida, luta e alma. Aprendi a dançar no escuro com Bruce Springsteen, a sangrar com Gonzaguinha, ser romântico como Eros Ramazzotti e o hino de mina vida se chama Liberta de Al Bano and Romina Power do filme Modigliani, sim o Pintor que amo sua obra.  



Essa jornada pela Democracia , educação e economia pelos caminhos da arte me fez aprender bastante nos Museus de Arte em Nova York nas cores atuais refletidas nas obras de Vicent Van Gogh , incluindo o museu sobre ele na Holanda, assim como o Surrealismo de Dali em Madrid, as andanças de Sherlock Holmes em Londres, e a Revolução Francesa no Louvre em Paris e a paixão pela vida de Modigliani mas sem esquecer as páginas de internet que me alimentam todo os dias com a guerrilha art libertar nossos olhares e imaginação.



Sim por fim gritei, cantei, e dancei em shows do Legião, Green Day , U2 e vários shows de rock no Lollapalooza. Cada obra de arte é um ingrediente vivo em minha vida impactando minhas atitudes, valores , ideias, visão de mundo, projetos que criei, sonhos , causas e lutas políticas. Convivi e me formei em Cinema no ICA misturando aulas de cinema com teatro, dança e música. Em todas as artes enxergo seus impactos na Educação, Democracia e Economia como fez a leitura da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt mas gostaria de ressaltar aspectos positivos da arte muito além do entretenimento . A música Domingo sangrento domingo do U2 nos conscientiza sobre a liberdade religiosa, assim como filmes, livros e teatros nos educam e nos incentivam a lutar apesar de serem grandes indústrias culturais com amplo poder econômico em sociedades onde o espetáculo e as imagens dominam tudo.  Agora vivemos uma sociedade da internet cada vez mais dominada por games, outra grande paixão artística mas esse é outro texto. Sim nós transformamos um Game numa bússola para vida nos conectando a oportunidades no mundo real transformando vidas.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário