SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 2 de abril de 2022

MINHA BIBLIOTECA, MINHA VIDA, MEUS AMORES !



Durante sua vida você vai encontrar milhares de ideias ou elas vão lhe encontrar. Às vezes dá um meeting! Isso depende de nossa capacidade de nos educar, cuidar de nosso ser e se amar. Algumas delas você vai ficar com elas por um dia, outras vai namorar mas tem algumas especiais que é melhor casar ! Elas  vão ocupar sua mente para sempre e vão gerar flores, frutos e colheitas em suas vidas. As ideias se misturam umas com as outras como fios e tecem nosso ser, vida e amor.  



It"s my live ! A história de minha biblioteca é a história de minha vida e das ideias que me apaixonei e amo elas. Meus livros foram escolhidos antes e independentes de minhas formações acadêmicas. Assim como os filmes que assistimos, os livros marcam nossas vidas. Os encontros e desencontros entre as ideias nos convidam todos os dias a buscar novos ingredientes para alimentar nossa fome insaciável de sabedoria. 



Muitos judeus criam sua própria biblioteca desde a infância aprendendo a brincar com as palavras e os livros. Dessas brincadeiras surge a crítica, a criatividade, novas ideias, arte, ciência, tecnologia, negócios, política, espiritualidade e retribuímos ao mundo com novas ideias, histórias a realizar e a contar. Esse ciclo infinito nos criou e o mundo que vivemos e sonhamos. 



Hoje se fala em Big Data, algoritmos e ciência de dados mas bem antes se falava em sabedoria das multidões ou no poder da matemática e estatísticas em encontrar verdades que dependem de muita gente. Eu fui encontrar um livro antigo que se conecta a um novo livro em minha biblioteca. Em um rápido olhar vi que ele interage com outro em desafios atuais como uma pesquisa ou uma inovação que estamos empreendendo em redes. Bem o novo nome disso é interdisciplinaridade mas já foi alquimia e algumas dessas mágicas foram misturadas na enciclopédia de Diderot ou hoje no Google na internet em hyperlinks.




Você quer ser produzido em escala e massa como biscoito na esteiras  de fábricas de pensar? ou ser único ! Mas você tem capacidade de escolher suas ideias e livros no jardim da vida ? Ou está aguardando indicação ou ser programado ? Ou é melhor satisfazer sua busca em compreender sua própria vida, o mundo e desafios que vive? Eu escolhi cada livro nos desafios de minha vida preenchendo minha ignorância e curiosidade com saberes e livros. Um livro ou ideia me levaram a outro e outros, às vezes caminhando em labirintos ou becos sem saída, mas sempre desenvolvendo uma visão sistêmica e auto poética de minha jornada. Hoje eu compreendo os caminhos e as livrarias por onde caminhei passo a passo, livro a livro, transformando minha vida com um nova ideia amor. Mesmo que um grande amor nos leve a ficar loucos de razões. 

 


Hoje me alegro e sofro com cada página que li e que não li. Elas sempre me desafiaram a desbravar novos caminhos com mais consciência da jornada da vida, a me educar, ousar, ter autonomia, criar novas ideias, compartilhar e desafiar pessoas a pensar juntos. Muitas ideias e palavras saíram dos papéis dos livros direto para minha boca e realizações. Outras estão guardadas em silêncio aguardando o momento certo de germinar. 



Estou me transformando pouco a pouco no pós-humano pois nossa humanidade hoje agrega tecnologias externas e internas ao nosso corpo. Já estamos interagindo com inteligência artificial de diversas formas, acessando conteúdos digitais que tem por origem milhares de livros e ideias que ganham formas em nossas vidas independentes de nossas buscas. Estamos sendo automatizados ou ligando pilotos automáticos em nossas vidas com celulares e computadores sem bússolas. 



Caminhamos sem compreender o papel das ideias e experiências vividas por nossas mentes corpos que se transformam mediante nossas diferenças, diversidades e singularidades. Compreender como montamos nossa biblioteca, pesquisas, trajetória de vida, e os espaços educacionais escolares e não escolares que vivenciamos nossa vida é essencial para continuarmos nossa jornada sem se perder em ilusões e meta versos que enquadram a vida em games programados com destinos sem escolhas verdadeiras. Principalmente porque nem chegamos ainda a compreender nossa meta vida em meta lugares que compartilhamos na realidade, ainda temos muitos lugares a transformar, vivendo eles de diversas e múltiplas formas até encontrar seu caminho há milhares de livros para ler. Em cada um deles os segredos da vida, do mundo e seu ser vão sendo revelados em doses homeopáticas de sabedoria . De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.    







Nenhum comentário:

Postar um comentário