SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 26 de março de 2023

UM HOLOGRAMA COMPLEXO DA HONESTIDADE INTELECTUAL E SENSIBILIDADE!


 


"Não sou imparcial. Sou parcial a tudo que prometa nos tirar desta triste rotina de oligarquias eternizadas e privilégios intocáveis, ou miséria eternizada e sub-missão intocável, e a esta outra triste rotina de governos de esquerda abatidos no nascedouro - quando não se autodestroem. E, claro, ao Internacional e ao Botafogo, mesmo quando não merecem. No Brasil, ser objetivo é quase uma forma de cumplicidade". Luís Fernando Veríssimo.

 

É aos escravos, e não aos homens livres, que se dá um prêmio para os recompensar por se terem comportado bem.

Baruch Espinoza

 

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Carl Jung

 

É necessário dizer que não é a quantidade de informações, nem a sofisticação em Matemática que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente, mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto.

Edgar Morin

 

"Se todos concordariam que Sua realidade atual é uma realidade, e que o que é essencialmente compartilhamos é nossa capacidade de construir uma realidade, então talvez todos possamos concordar com um meta-concordância para calcular uma realidade que significaria sobrevivência e dignidade para todos no planeta, em vez de Cada grupo sendo vendido em uma maneira particular de fazer as coisas."

--- Francisco Varela

 

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade.

Paulo Freire 

 

"A linguagem é polissêmica requer interpretação em fatores linguísticos e extralinguísticos. Para entender o que o outro diz, não basta entender suas palavras, mas também seu pensamento e suas motivações."

vygotsky

 

Nas teorias semióticas de Jakob von Uexküll e Thomas A. Sebeok , umwelt (plural: umwelten; do alemão Umwelt que significa "ambiente" ou "envolvente") é o "fundamento biológico que se encontra no próprio epicentro do estudo de ambas as comunicações e significação no animal humano [e não humano]".  O termo é geralmente traduzido como "mundo egocêntrico", ou, "perspectiva do ser em si mesmo".  Uexküll teorizou que os organismos podem ter umwelten diferentes, mesmo que compartilhem o mesmo ambiente. O termo umwelt, juntamente com os termos complementares Umgebung(um Umwelt visto por outro observador) e Innenwelt (o mapeamento do eu para o mundo dos objetos),  têm especial relevância para filósofos cognitivos, roboticistas e cibernéticos, pois oferecem uma solução para o enigma da regressão infinita do Teatro Cartesiano. A teoria designa, de modo geral, que a percepção de si mesmo e do mundo é afetada pela própria conformação (constituição) do ser.[1]

 

Umwelt é um mundo especial de percepção e ação, o mundo que cada espécie biológica e um indivíduo nele constrói para si mesmo, ao qual se adapta e que determina o modo de seu comportamento nele. Umwelt é uma determinada parte do mundo, pois cada ser vivo escolhe entre todas as muitas cores, polifonias, muitos gostos, muitos cheiros do mundo, de toda a variedade de sensações táteis associadas a possíveis contatos com objetos externos no mundo, apenas esses estímulos e esses sinais que correspondem às possibilidades dos órgãos dos sentidos desse ser vivo e atendem às suas necessidades de sobrevivência e atividade bem-sucedida.[2]

 

Enfim, o fundo do poço da vergonha foi atingido quando a informática, o marketing, o design, a publicidade, todas as disciplinas da comunicação apoderaram-se da própria palavra conceito e disseram: é nosso negócio, somos nós os criativos, nós somos os 'conceituadores'!

Deleuze e Guatari

 

As cem linguagens da criança

A criança

é feita de cem.

A criança tem cem mãos

cem pensamentos

cem modos de pensar

de jogar e de falar.

Cem, sempre cem

modos de escutar

de maravilhar e de amar.

Cem alegrias

para cantar e compreender.

Cem mundos

para descobrir.

Cem mundos

para inventar.

Cem mundos

para sonhar.

A criança tem

cem linguagens

(e depois cem, cem, cem)

mas roubaram-lhe noventa e nove.

A escola e a cultura

lhe separam a cabeça do corpo.

Dizem-lhe:

de pensar sem as mãos

de fazer sem a cabeça

de escutar e de não falar

de compreender sem alegrias

de amar e de maravilhar-se

só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe:

de descobrir um mundo que já existe

e de cem roubaram-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe:

que o jogo e o trabalho

a realidade e a fantasia

a ciência e a imaginação

o céu e a terra

a razão e o sonho

são coisas

que não estão juntas.

Dizem-lhe enfim:

que as cem não existem.

A criança diz:

Ao contrário, as cem existem.

          

Loris Malaguzzi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário