SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 9 de maio de 2023

DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO JOGO DE PERCEPÇÕES E APREENDER O CONHECIMENTO E A VIDA.

  


 

Tente pensar como as crianças lhe olham, como percebem a escola, a sala, a aula, temos muito o que aprender como elas percebem o mundo e as diferenças geracionais de como percebemos o mundo e aprendemos os conhecimentos. A vida é um jogo de percepções de mundos diferentes e desiguais. Um exemplo: quantas crianças e jovens que estão na escola pública vão morrer pelas violências nos próximos anos? Existe um dado do observatório da juventude de Fortaleza que hoje 80 mil jovens correm esse risco. O que a Escola pode fazer para mudar isso? Nas últimas décadas a pobreza, o crime e as mortes só aumentam. E talvez o problema não seja os alunos e suas famílias. O que aceitamos como qualidade e estrutura de educação ofertada à população pobre? é a mesma da privada? O que consideramos como Educação são as notas de português e matemática para fabricar cases de grandes interesses políticos e econômicos que negam a fome, pobreza e violências que sofrem os alunos e suas famílias enquanto tecnocratas, oligarquias e elites enriquecem com dinheiro do Estado.  



Várias situações. As escolhas mais importantes da vida são as que não se pode voltar atrás. Como agora milhares de crianças sem alfabetização em sala de aula, diversas violências, apesar das campanhas e do dia do autismo nas escolas, elas continuam sem apoio na escola. E as autoridades podem cometer esses crimes e omissões? Mais um espetáculo brasileiro como quando pessoas morrem por desastres naturais e destroem seus lares mas ninguém sabe que elas vivem em periferias? O que sabemos é que bilionários no Ceará não pagam impostos e que Oligarquias como Ferreira Gomes vivem do Estado há décadas roubando o Estado de forma impune e incompetente com mais da metade da população na pobreza há décadas sem acesso a educação, saúde e trabalho. 



Enquanto isso, as escolhas com menos impacto em nossas vidas são as mais pensadas, ponderadas e avaliadas. As irreversíveis decorrem de uma decisão imediata, são geradas por uma ação instintiva e acatadas sem resistência. Porque alunos abandonam a escola? Como se dá o processo de entrada de crianças e jovens no tráfico? Alguém conhece as condições em que vivem essas crianças e suas famílias nas escolas? O que podemos integrar de políticas educacionais, sociais, trabalho, moradia, saúde e alimentação como os melhores sistemas educacionais do mundo do PISA fazem. E tudo isso impacta na educação e a escola é o lugar de transformação de nossa nação para o bem e o mal. 


 


Eu estava esperando para estacionar o carro no shopping enquanto uma jovem de um carro importado me ultrapassou e tentou pegar a vaga, eu ultrapassei ela e bloqueei a vaga. Ela abriu o vidro e comentou de forma “educada” que estava esperando a vaga, perguntei se sua percepção não tinha visto que eu estava na frente dela esperando a vaga há algum tempo?, se a percepção dela só enxerga os objetivos dela imediatos? Enquanto atropela todos! Um retrato das oligarquias e elites brasileiras que matam milhões para manter seus privilégios com corrupção sem democracia roubando os pobres. Juros altos, famílias vivendo do Estado há décadas,...



A percepção é um jogo de vivências, experiências, de visão sistêmica que amplia nosso olhar, nossa aprendizagem, e nossa capacidade de entender as relações entre as pessoas e as coisas. No mundo de pensamentos e percepções fragmentadas, lineares, que se acostumou a usar as pessoas, inclusive as notas de alunos pobres para seus casos de mentiras e mortes. O aluno quando vem para escola quer brincar, gastar sua energia, o que muitas vezes não têm esses espaços em suas comunidades, quer ver seus amigos, e estudar mais para isso temos que conquistar sua atenção, memória, linguagem e percepção no mundo dominado por estilos tik tok de aprender e redes sociais de conviver.


 

Vim aqui só pra dizer

Ninguém há de me calar

Se alguém tem que morrer

Que seja pra melhorar

Tanta vida pra viver

Tanta vida a se acabar

Com tanto pra se fazer

Com tanto pra se salvar

Você que não me entendeu

Não perde por esperar

 


Assim como a arte, os jogos de matemática, o esporte, as tecnologias, a relação com a natureza, a família, a espiritualidade, a política, as relações sociais muda a percepção das pessoas e suas formas de aprender. Mas na falta de experiências sobra a existência e a razão vazia carregada de conceitos mortos, vítimas de processos de adestramento e nazismos educacionais feitas com crianças e jovens pobres porque com as ricas nas melhores escolas é bem diferente. Aprendeu Lemann, Camilo e Izolda a misturar linguagens com pensamentos mais complexos, interdisciplinares e sistêmicos? Vão atropelar quantos para estacionar seus erros luxuosos enquanto não pagam os pobres?


 

Um texto como um jogo de percepções! É hora de educar as percepções das elites, oligarquias, e tecnocratas para salvar os pobres. E pela falta de percepção que amplia a ética e estética corremos o risco de destruir o mundo e bilhões de vidas humanas, e infinitos seres vivos sem culpa por esta destruição das guerras de alguns que provocam apocalipses como se fossem Deuses.



Percepção é uma constelação de conceitos e vivências como estrelas que iluminam nosso aprendizado e nossa forma de ser e viver no mundo. A percepção nos ajuda a compreender quem sou, o mundo que vivo, e porque estudamos! Qual a sua percepção e como ela dialoga com os outros? Como queremos que os alunos aprendam sem aprender e despertar com alegrias como eles percebem o mundo, o conhecimento, suas vidas? Se muitos educadores atuam com capitães do mato enquanto destroem vidas, escolas e a educação com dinheiro público para manter seus delírios de poder.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário