SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Sobre as ameaças que sofro na Escola e na vida.

 

 

Como eu disse ao Capitão do mato que me perguntou se tinha um jeito de me calar? Respondi, tem manda me matar. Existem gestores educacionais babões que fazem a pior política em benefício do marketing da Prefeitura e do Prefeito em detrimento da educação, do ensino do professor e da aprendizagem das crianças. E água e óleo não se misturam. Os gestores educacionais ou atuam sobre os problemas que impedem a aprendizagem das crianças ou não são gestores educacionais e precisam ser educados. 

 

Educados para deixar de fazer tarefas sem se perguntar em que condições e contexto são realizadas e quais os resultados nas vidas das pessoas. Por exemplo, nas Secretarias de Educação se faz ADR para saber quais questões e conteúdos foram respondidos pelos alunos. Os gestores sabem que há anos crianças não são alfabetizadas? Crianças especiais sem nenhum apoio? aumento das violências e indisciplinas? Mas ao invés de focar na aprendizagem das crianças, fingem gerenciar o caos que eles mesmo provocaram. Os gestores são pagos para fazer ignorâncias e violências contra professores e alunos ou precisam ser educados em lógica racional sobre causas e consequências? Posso enumerar várias outras tarefas absurdas e sem lógica! Qual a dificuldade de ter por escola uma lista de crianças que precisam ser alfabetizadas? Escolas que precisam de brinquedos para que crianças gastem energia e aprendam brincando evitando violências? É DIFÍCIL FAZER UM CHECK LIST POR ESCOLA DE PRIORIDADES OU MESMO COLOCAR NO PAPEL? Para que serve uma equipe de gestão se ela não consegue fazer o básico? Há eu sei para ser capitão do mato e cobrar absurdos de quem luta nas salas de aula sem condições mínimas de ensino e aprendizagem!

 

Cada um desses problemas citados existem várias soluções é possível alfabetizar as crianças trabalhando vários processos e conteúdos dentro da escola, assim como potencializar o recreio e aulas com brincadeiras lúdicas, apoiar crianças especiais com parcerias com projetos de extensão da UFC, assim como a arte, esporte, tecnologia, saúde, meio ambiente e até questões sócio econômicos das famílias dos alunos que estão desempregadas, e outros problemas e desafios que atravessaram os muros das escolas e impactam o aprendizado. Há tempos luto por isso!

 

Portanto as ameaças e assédio moral que sofro nas escolas é pequena diante da tragédia de milhares de crianças e a respectiva omissão da gestão e instituições que destroem vidas, incluindo de professores e alunos pelo caos, absurdos, incompetência, e impunidade sobre seus atos. É importante que o Brasil e o mundo saibam e divulguem essas informações sobre as situações em cada escola, que se faça um filme sobre isso e deixa as pessoas avaliarem com transparência como é gasto o dinheiro público, a politicagem que usa a educação, os interesses econômicos, as mentiras e outros. Eu não sabia que o dinheiro da educação pública tem dono e Coronel gerando votos com eles trocando pelo acesso a Direitos ou usando professores para fins políticos eleitorais? Por fim estamos cansados da formação péssima dadas pelas editoras, fundações empresariais e outros. Educação é ciência, pedagogia dialogada no mundo todo, onde autores como Vigotsky, Paulo Freire, Piaget, Edgar Morin, Emmi Pikler, Wallon, Montessori, Malaguzzi....mas quanto do dinheiro público é gasto com editoras, construtoras , consultoria, tecnologias que não funcionam?  






 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário