SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 21 de maio de 2023

O FIM DO NEOLIBERALISMO ECONÔMICO E EDUCACIONAL NO MUNDO E NO BRASIL/CEARÁ?

  


“Quando a ciência moderna surgiu, o cristianismo era um sistema abrangente e completo que explica tanto o homem quanto o Universo. Servia de base para o governo, inspirava o conhecimento e a arte, decidia sobre a guerra e a paz, constituía o poder por de trás da produção e distribuição da riqueza, porém nada disso foi suficiente para impedir seu desmoronamento” Michel Houellebecq (1998)  



O Ceará foi um dos primeiros laboratórios do Neoliberalismo no Brasil nos Governos de Tasso, Ferreira Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela. Incentivos fiscais para grandes empresas, equilíbrio fiscal com a exclusão da maioria da população do acesso às políticas públicas, deixando mais da metade da população na pobreza e matando milhares de pessoas pelas violências, falta de saúde, fome e outros. É o laboratório da política educacional de Lemann baseada na avaliação de notas de duas disciplinas e a exclusão da dimensão humana e cidadã da educação, hoje sendo implantada por Camilo Santana no MEC. O turismo a serviço da venda de propriedades para estrangeiros, a entrega da gestão de vários serviços públicos para negócios privados, entre outros. E a reprodução de tecnocratas e oligarquias com feudos nos governos sem nenhuma participação pública da população na definição das prioridades. O Estado a serviço das elites, negócios privados, oligarquia há 37 anos.



Enquanto no mundo pela primeira vez temos mais de 8 governos da esquerda na Europa, Biden nos EUA abandonou o teto e o equilíbrio fiscal, a China tira milhões de pessoas da pobreza, a Índia cresce em ritmo acelerado, e vários pequenos países dão exemplos para o mundo. O Brasil mantém a política educacional neoliberal no MEC, o Teto de gastos na Fazenda, a taxa de juros como pena de morte, e continua a ser o país mais injusto e desigual do mundo com sua população. O FUNDEB entra no teto de gastos e os militares não? O Fascista Bolsonaro aprova o teto de gastos e a esquerda se cala e se omite? 


 

“Consigo calcular o movimento dos corpos celestes mas não a loucura das pessoas” Isaac Newton   (1720). A verdade é que mais de 50 anos de neoliberalismo matou e colocou bilhões de pessoas na pobreza, produziu a maior desigualdade da história para transformar alguns em bilionários, destruiu o planeta, a cultura e a educação. 



Friedman e Pinochet no Chile.Os Economistas neoliberais como Friedman são responsáveis e todos os que o seguem. O Presidente Eisenhower pediu aos americanos manter os tecnocratas longe do poder. Eles reduziram impostos para os ricos e gastos públicos para os pobres. Um deles atribui valor em dólar para vida humana. Um assessor da primeira-dama Thatcher da Inglaterra, declarou “se quisermos reduzir a pobreza precisamos de mais desigualdade” O remédio nunca funcionou! Nos EUA, assim como no Brasil, o crescimento desacelerou nas últimas décadas, considerando a inflação e o aumento da população. Ao mesmo tempo, destruía o tecido social e a viabilidade da governança local. As desregulações neoliberais de setores destruíram o meio ambiente, o sistema financeiro, a infra estrutura, educação, saúde e milhões de postos de trabalho.




O Economista neo liberal Hinton Helper considerou que o problema da propriedade privada dos escravos não era a imoralidade, mas a ineficiência. A vida humana não vale nada. Mais de um quarto dos assalariados americanos era sindicalizado em 1950, inclusive o decadente ator Ronald Reagan, que esteve à frente do Sindicato dos atores de cinema. Enquanto isso, os governos não neoliberais sempre buscam que as pessoas tenham ascensão social e auxiliam as que estão em dificuldade de viver, porque é isso que está escrito na Constituição e na Democracia. O investimento dos governos possibilitou a expansão da aviação comercial, a internet, as rodovias interestaduais, educação, assistência social, saúde e previdência. Nos EUA, nas décadas de prosperidade para todos, chefes e funcionários dirigiam carros semelhantes, usavam roupas do mesmo valor, se mudavam para casas melhores, jogavam boliches juntos e sentavam nos mesmos bancos na igreja.  



Os conservadores neoliberais surgiram nos EUA no Cinturão do Sol, engordados pelos gastos com defesa nacional com os militares. A economia era uma religião convicta. As empresas começaram a financiar economistas com pesquisas, cátedras, think tanks, para divulgar seus credos e mentiras. A busca da riqueza como um empreendimento moral passou a ser propagada nos “shopping centers de Deus”. O debate econômico passou a ser de disputas entre grupos para transação entre indivíduos. As pessoas eram vistas como senhores do seu destino, esqueceram que o bom motorista precisa de boas estradas e carros. A natureza tende para a entropia mas os economistas neo liberais acham que a economia tende para o equilíbrio quando geram o caos. Enquanto todos os países como Alemanha, Japão, Coréia e outros alcançaram a prosperidade gerindo com cuidado sua economia, os economistas neo liberais mandam o Brasil tirar as mãos do volante. Eu sei que um economista liberal custa ao mundo milhões de vidas, pobreza, e destruição do planeta devido as suas mentiras que nunca se realizaram. O próximo Fórum Social Mundial será em Fortaleza com a presença do Presidente Lula, BRICS, Governos do mundo todo, Movimentos sociais...contra o Neoliberalismo no Brasil e no Ceara.  

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário