SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 24 de junho de 2012

8 ½ , Nine – A arte de ensinar cinema em tempos pós modernos.



Qual a nota que podemos dar a uma aula num curso de cinema ? 8 ½ , 9 ? talvez os filmes , os frutos da arte , sejam a melhor forma de contar esta história. Porem não vivemos mais os tempos modernos, os tempos e os filmes mudam, e com a pós-modernidade, também a arte de ensinar arte, ou melhor, fazer cinema. Num momento em que o cinema tem sido utilizado para ensinar outras ciências, para fazer “ jornalismo”, política, transformar comportamentos, o processo torna-se cada vez mais complexo e dinâmico ao lidar com as várias dimensões da arte. Principalmente na era “mainstream” que o cinema se transforma em meta linguagem potencializando as vidas das pessoas e a geopolítica global das culturas e das mídias; conquistando identidades, sonhos e imaginários.

Bem esta complexidade , outra característica da pós-modernidade, que cada vez mais avança sobre os modelos pedagógicos e multiplica as formas de ensinar, nos exige escolher algumas dimensões onde a arte de ensinar cinema pode ser aprimorada. Bem estas dimensões ,que reportam a universos e temas distintos que influenciam na concepção e produção de um filme, são como ingredientes que visam dar sabor ao saber e a experiência de vivê-los, senti-los como conceitos que vivos transbordam a sala de aula. Porem eles devem ser orgânicos para dar forma a um plano politico-pedagógico que se comunique com as diversas realidades que impactam sobre as formas de ensinar e fazer cinema. São eles: O contexto da época, o cineasta e o local onde a arte emerge, as dimensões do aprendizado, o papel da Universidade – um meio no meio de tantos meios, as técnicas e as etapas de realização de um filme, os lugares ( projetos, seminários, oficinas, ateliês .. )“ panelas” e disciplinas onde estes ingredientes se misturam , as atitudes do artista e exemplo de escolas de cinema pelo mundo.

Estes são os fios, ou melhor, as imagens que vamos misturar na sala de aula como numa panela. Tendo no professor o gourmet ou maestro desta musica , que se forma a cada nota que vai se acrescentando, dando simetria ao encanto de apreender. O filme não só nos ensina conceitos, mas também sentimentos, vidas, sonhos, que engradecem a razão. Assim como as Universidades que ensinam cinema devem transformar a aula numa obra de arte para que possamos avaliar os alunos não pelo que eles decoraram ou repetem, mas pelos seus sensos críticos e suas criações.

O cinema tem muitas lições a dar a Educação como é desenvolvida em nossas sociedades na medida em que apreendemos que trabalho em equipe, oficinas, projetos, ateliês e boas histórias pode de fato educar os seres; ao permitirem exerceram com as todas as dimensões, as potencialidades de seu ser e de suas artes no mundo e na vida.

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