Até 1925 nenhum dos sistemas teóricos construídos tinha considerado a educação como processo decisivo na gênese das capacidades psicológicas que nos caracterizam como seres humanos. A natureza humana é o resultado da interiorização, socialmente guiada, transmitida de geração para geração para Vygotski. A sua vida foi seu maior experimento onde buscou construir uma nova sociedade, nova cultura, nova ciência e um novo homem.
Ele necessitava de uma teoria científica da natureza humana e sua mudança que nasce da análise materialista das funções psicológicas humanas e das produções artísticas e culturais. Através do método genético experimental e analisando a atividade instrumental e interação para o estudo científico da psicologia, a origem sócio histórica das funções psicológicas superiores, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento, organização semiótica do pensamento e outras.
A escola de psicologia soviética e sua teoria sócio cultural mudou o mundo apesar de ser publicada nos EUA só em 1962. A psicologia para ele tem como objetivo prático a melhoria da sociedade através do aperfeiçoamento da educação. As relações dialéticas entre a natureza e a conduta humana e suas diversas interações geram o desenvolvimento. Estudar o processo de mudança é o caminho em busca das origens e não reduzi-los a fósseis momentâneos. Focar no processo e não nos produtos nos permitem uma explicação.
Saltos revolucionários que mudam a própria natureza do desenvolvimento é o que busca pesquisar Vygotski e não meros incrementos quantitativos e acumulativos momentâneos das capacidades humanas. Em determinados momentos novas forças biológicas e sociais, e novos princípios educacionais entram em campo para a transformação humana. Novas formas de mediação como a escrita e internet se integra com outros, gerando novos caminhos de aprendizagem e desenvolvimento.
Em relação a fase filogenética, Vygotski aceita a teoria darwiniana de adaptação incluindo o uso de ferramentas para que de símios nos tornamos humanos. No sócio genético observamos o ser humano como participante de um grupo sócio cultural. O funcionamento intelectual muda de acordo com períodos históricos e estruturas sócio econômicas. O ontogenético refere -se ao desenvolvimento pessoal , a evolução histórico cultural da espécie cria e redefine outros processos psicológicos que supõe um salto qualitativo em relação aos processos psicológicos inferiores. A linguagem, pensamento e outros sistemas simbólicos traduzem na aquisição de funções psicológicas superiores. A gênese de um ato mental singular mesmo numa escala de tempo pequena é um outro caminho de pesquisa para Vygotski.
A vida social e a interação com outras pessoas e a participação em atividades na sociedade são fundamentais para teoria socio cultural. Mas como ocorre essa aprendizagem do social para o individual ? Os conceitos de interiorização, zona proximal de desenvolvimento e apropriação. Uma atividade externa social se torna interna psicológica. Apropriação vem do contato com seus semelhantes e cultura se apropriando de faculdades e modos de comportamentos desenvolvidos historicamente como ferramentas psicológicas para uso pessoal. Cada um se apropria de acordo com suas características pessoais, ideias, experiências, interesses e outros.
Memória colectiva e recordação compartilhada é a interação entre vários indivíduos que são apropriadas por grupos. Já a distância entre o desenvolvimento real e o potencial de uma pessoa forma uma zona de desenvolvimento proximal onde um indivíduo pode apoiar outro nessa passagem de aprendizagem. Os processos de ensino e aprendizagem criam o desenvolvimento proximal. A ZDP é dinâmica e funciona por degraus até que a criança tenha autonomia de realizar a atividade sozinha. A atuação das meninas e meninos nas atividades é fundamental para dar novos rumos à aprendizagem não construída apenas pelos professores.
O processo evolutivo vai a reboque do processo de aprendizagem. A participação guiada nos leva dos níveis mais simples aos mais complexos. Eles transformam os conhecimentos e objetos que interagem ampliando sua autonomia sobre eles. A ajuda constante do professor ao aluno considera o ambiente da ZPD um meio para aprendizagem. A mediação semiótica envolve o conhecimento compartilhado e a interação entre subjetividades visando uma aprendizagem comum. A valorização do contexto e a linguagem são essenciais nesse processo de aprendizagem.
A análise do discurso nas interações sociais e o significado das palavras são essenciais na relação entre linguagem e pensamento para Vygotsky. A análise dos discursos educacionais nos contextos formais da escola é um principal interesse de Vygotsky no fim da vida. Os processos psicológicos por meio das atividades práticas. O conjunto de saberes e capacidades postas em práticas numa interação social são capacidades que se relacionam com contextos práticos de ação. Nesse sentido a escola como funciona precisa ser criticada e transformada.
O discurso escolar tem se transformado a partir da perspectiva histórico cultural que entende a aprendizagem como um processo distribuído, interativo e contextual que é resultado da participação e autonomia de vários atores em comunidades de saberes e práticas não necessariamente dentro da escola, do currículo, com auxílio do professor ou na sala de aula. Coordenação ou colaboração conjunta através da expressão e reconhecimentos de pontos de vistas diferentes, criação e resolução de conflitos entre outros. Afirmação das diferenças, é por meio dos discursos que as versões sobre o conhecimento se constroem e é por meio dele que podemos analisar como se constroem.
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