SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

DIÁRIO DE BORDO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO!



O primeiro desafio dessa jornada foi definir onde queríamos chegar ? Definir o que é educação do campo é a principal lição e o desafio para implantá-la, somando as diversas resistências que lutam para manter sua cultura, contra o capitalismo neoliberal, e várias tipos de violência que atacam diariamente as comunidades rurais, ainda não engolidas completamente pelos processos de urbanização. Entre elas o agrobusiness, agrotóxicos, abandono das questões do campo na escola, entre outros.


Bem, cada uma dessas questões foi um lugar que paramos para pensar e refletir, ora lendo textos, diálogos com o Professor, apresentação de trabalhos diversos sobre a temática, reflexões políticas aprofundadas, incluindo sobre nosso papel ativo nesta jornada cada vez maior com as mudanças climáticas. Portanto essa disciplina é o início de uma jornada durante a vida e o diário de bordo continua como educadores ao longo da vida.


O que aprendemos são as ideias essenciais, as catarses, que modificam nossa forma de pensar, comportamentos, ideias políticas, sociais, e outros que modificam nossa forma de ser e viver em comunidade. Portanto, a melhor forma de avaliar a disciplina é como ela nos transformou como educador.


A nossa jornada começou com a apresentação de cada aluno que foi importante para ampliar o diálogo, mas também para o professor abordar a disciplina sobre ângulos diversos de forma democrática que interagisse com a nossa história e desafios. O segundo passo essencial foi recolocar o lugar do campo na educação, isso significa compreender como o capitalismo, urbanização, agribusiness trabalharam juntos para destruir o campo, seus povos e cultura. 


Nessa jornada, todos os dias da disciplina, fomos aprendendo que a cultura, modos de viver e práticas das comunidades do campo, incluindo suas relações sociais e culturais foram sendo atacadas. Nesta jornada as resistências e lutas dos povos indígenas, quilombolas, MST e outras foram fundamentais para afirmar e divulgar sua história, cultura, e violências que sofrem. Nessa jornada com a autonomia desses povos, eles tem várias vitórias no mundo oficial relacionados a criar escolas como Escola Alegria do mar que foi a primeira indígena no Brasil, Escolas do MST como do Riacho Maceió com a Branca que tive oportunidade de conviver, outras do MST em outros distritos, experiências quilombolas como Baturité que são pesquisadas internacionalmente, e outras escolas que o campo está transformando e diferenciando  sua escolarização.   


Porém em nosso diário é preciso registrar que esse olhar e lições foram sendo comparadas com o discurso e as práticas da educação oficial em números e práticas. O quanto ela diferencia e leva importantes lições para as escolas urbanas . Esse diálogo é algo profundo que vamos manter em nossa jornada como educadores. Nessa mesma direção, um outro trabalho apresentado sobre o Agribusiness amplia nossa compreensão sobre os desafios e o tamanho desse embate em relação ao presente e futuro, incluindo questões relacionadas à alimentação, uso da tecnologia e outros. 


Portanto o olhar micro e macro se misturam de forma complexa e dinâmica para compreender o que é educação do campo, suas particularidades, como ela impacta em nossa vida e sua relação com as questões ambientais. Essa foi outra apresentação feita por outra equipe que registramos em nosso diário de campo. Várias outras questões ficam em aberto, como avaliar as escolas em campo ? Elas são enquadradas e pressionadas para adotar o modelo padrão e massificado do PISA. Portanto devemos aprender a pensar a médio e longo prazo, e como essa disciplina se relaciona com outras disciplinas em nossas formação como educadores. 


Esse é o maior aprendizado na educação do campo que suas características e demandas específicas das escolas do campo sejam respeitadas assim como as lutas desses povos, afinal a educação é resultado de sua história e cultura, e temos muito que aprender e compartilhar com eles. As novas gerações dependem deles cada dia mais essa é nossa missão .    


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