SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

A MATEMÁTICA E A CIÊNCIA DO EU QUERO, NÓS QUEREMOS, NÓS PODEMOS.



Eu não quero educar a próxima geração de serventes, lixeiros, cozinheiros, porteiros, vigilantes, e outros que sempre vem das comunidades pobres. Eu quero que nossos alunos das escolas públicas possam usar a imaginação para pensar novas profissões, usando tecnologia e matemática, inovando nos fins sociais e ambientais como bons economistas capazes de implantar uma boa renda mínima para todos ou projetos que minimizem os impactos das mudanças climáticas. Eu quero educar ricos e pobres para acabar com a pobreza e ampliar nossas relações como cidadãos do mesmo Brasil. Eu quero que eles imaginem como Einstein novas teorias científicas e consiga prová-las usando a matemática e a física. Eu quero que eles aprendam Biologia sintética e possam resgatar o amor à natureza que perdemos.  



Hoje as escolhas que nossos estudantes fazem para suas vidas são reféns da falta de mobilidade, vivências, referências, e informações que amplie seus horizontes, dinâmicas e trajetórias de vidas. Ousadias que reduzem visões míopes da realidade, intensifica relações entre o eu e os outros, de preferência que saiba respeitar e valorizar a vida do outro na busca de igualdade de oportunidades, vivendo em ecossistemas educacionais de trocas múltiplas. Novas narrativas e cartografias emergem dessa construção conjunta da educação, sonhos e realidades. Porém é preciso paz na vida individual e coletiva para que novas melodias surjam dessas interações sociais entre saberes e teoria dos jogos, complexidade e outras. Educar para matemática da incerteza, do caos, da irreversibilidade já provadas pela ciência, assim como a teoria da incompletude, nos leva a outro nível de amor pela vida e a educação, muito além de relações apenas mecânicas e exatas que nos reduzimos e as realidades, isso nos ajuda a explorar outros universos macro e micro que vivemos. Outras possibilidades sociais e econômicas que não cabem mais em dogmas.  

            

 

Moby Dick como literatura na época não fez sucesso, a sua linguagem antecipava os tempos, assim como outras inovações que produziam as diferenças não reguladas, nem medidas pelas métricas da época. Mas antes que surjam inovações as nossas escolas tendem a matar a diferença e a curiosidade, ou melhor as vidas, mas principalmente nega os motivos que movem a aprendizagem que não podem ser reduzidas as provas. Afinal, como se calcula o destino que a ciência ignora? Enquanto o mundo é destruído por vidas mal educadas e planejadas! Se não fizermos nossa parte como educadores, atuando nos destinos programados de miséria e violência de grande parte de nossos alunos é o mesmo que matá-los? Não precisa responder, a realidade nos mostra respostas todos os dias. A que matemática, ciência, educação está a serviço sua vida? 



Algumas forças invisíveis regem nossas mentes e corações, conectadas às forças da natureza mais do que às forças econômicas e sociais que regem o mundo, por isso a História ainda não está escrita muito menos no fim. Os destinos de vida de uns estão ligados uns aos outros, e devemos resolver essa equação não linear com sabedoria e atitudes que mudam nossos futuros. A sobrevivência demanda coragem e escolhas. Conhecimento é um espelho que pode nos mostrar quem somos e quem podemos nos tornar. Cada um de nós tem que fazer o que deve ser feito, isso é a essência da educação. Saciar nossa fome por sempre querer mais é entender os limites da ciência e da matemática, e evitar novas bombas atômicas em forma de inteligência artificial, inserir no cálculo as teorias da incerteza, incompletude, complexidade. A fé, o medo, o amor são forças a serem entendidas e calculado seu poder como a energia nuclear, ambas são forças que determinam nossas vidas e futuros. Forças que moldam tempos e espaços e podem remodelar quem somos, fazer coisas que não planejamos nem imaginamos; isso acontece desde que nascemos e vai continuar quando morremos. Nossas vidas e nossas escolhas como trajetórias quânticas alteram o passado e o futuro. Elas devem ser entendidas momento a momento, cada ponto de intersecção, cada encontro, sugere uma nova direção potencial, um novo destino. 


 

Cada um tem o poder de mudar o mundo com conhecimento, não com ignorância maléfica. Um poder, todos podemos, existem lugares para quem busca a transição de uma sociedade que nunca está em paz. Todos os limites são convicções a ponto de serem transgredidos em mundo melhores, mais integrados e orgânicos a serviço da vida e do amor. A separação é uma ilusão! O eu, se estende para o infinito sempre em expansão. Mas porque sempre cometemos os mesmos erros na vida? não existe uma lógica ou prova? O ódio atacará, o processo de massificar pessoas, negar suas existências, e guerra mas a ideia de educação, amor, vida, verdade sempre sobreviverá nessa e outras eras. Ser é ser percebido pelos olhos do outro com inteligência não com violências. As consequências de nossas palavras e feitos se reverberam pelo Universo, através do tempo. O amor é um fato científico e matemático, sem paraíso nem inferno, vidas que se renovam sempre em novos desafios e destinos a serem estudados e aprendidos. O mundo continuará a mudar de milhões de pequenas gotas de coragem e de pequenos grãos de terra para a Terra da Sabedoria. 




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