SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Educar as pessoas sobre a importância de 20 centavos nas vidas de milhões de brasileiros.



 


Algumas pessoas, vem antes para preparar o show de rock, os filmes, a educação, a consciência política ... Lugares onde a verdade possa ser dita para que todos possam aprender a ser, cantar e dançar juntas. Uma verdadeira Legião Urbana nas cidades, dedicaram suas vidas às poesias em filmes como Eduardo e Mônica, e às lutas de Renato Russo em Que país é este? Quando o sol nascer na janela da tua mente esquece que cada um só pensa em si, a hipocrisia, e os likes de um mundo sem sentimentos pela dor dos outros.  


 

O que importa é a educação que muda vidas que toca razões e corações, indo além da sala de aula. Algumas pessoas nascem para ser Nietzsche, outras Dostoiewski, Michelangelos, Einsteins, mas ninguém nasce para roubar ou ser pobre. Alguns bons mensageiros não estão preocupados se vão ter voto mas fazer o certo e colaborar na mudança de vidas, ciência, sociedade e até da política que muda sobre os impactos de outras mensagens de outros meios como a arte, educação, natureza, espiritualidade e outros. 


 


Portanto uma educação que desconsidera as trajetórias de vidas dos alunos e famílias, e os contextos onde vivem, não cumpre seu papel de educar! Afinal 17 anos na escola que cada pessoa passa é tempo para mudar vidas, cidades e o Brasil, mas muitas vezes a escola não escuta as mensagens que vem dos mundos nem das vidas das pessoas. Cria uma bolha a serviço de outros interesses e sistemas de avaliações.



Continuando nossa música texto é muito difícil de falar de pobreza no Ceará quando as autoridades são as primeiras que se calam pois vivem da pobreza, morte e violências pois são mantidas por ditaduras oligárquicas corruptas. Mesmo na República de Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e outras é mais fácil ser escutado sobre as razões da pobreza e dos centavos devido às brutais desigualdades, injustiças e falsas democracias que corroem o tecido social. 




Uma análise contundente das razões, características e consequências de Junho de 2013 — um evento que ainda nos desafia e cujas principais questões seguem presentes no Brasil.

 

Afinal como foi que uma conjuntura econômica e política favorável viu irromper um dos maiores ciclos de manifestações do país? Quem foram seus principais atores? E como se deu o processo que resultou no cenário regressivo dos anos seguintes?

 

Em um país onde quatro em cada cinco pessoas vivem em cidades, a crise urbana é o tabuleiro das desigualdades — e, para Roberto Andrés, essa é a chave explicativa de Junho de 2013. Eis o argumento que ele defende neste livro, resultado de mais de uma década de ativismo e pesquisa, que soma estudos anteriores e posteriores a Junho e percorre a história da urbanização brasileira, bem como suas implicações políticas e econômicas.

 

Claro, vigoroso, com um repertório variado de fontes e dados inéditos que atualizam as informações sobre o período, A razão dos centavos se torna leitura essencial para compreendermos o que nos trouxe até aqui e reavaliarmos a rota para o futuro."


 

Roberto Andrés posiciona as manifestações de 2013 e seus desdobramentos na longa tradição brasileira de rebeliões pelo transporte, analisa o conjunto de demandas que brotam da precariedade das condições de vida nas nossas cidades, propõe alternativas inovadoras para o aprimoramento da democracia brasileira. Um livro inquieto e urgente." — Heloisa M. Starling"

 

Para quem busca respostas para a pergunta 'Como chegamos até aqui?', este livro não é apenas único, é incontornável." — Marcos Nobre" 

 

Este livro precisa ser lido e relido! A partir do buraco da fechadura dos 20 centavos de aumento da tarifa do ônibus, Andrés revela os fios da meada do modelo predatório de produção e gestão de nossas cidades, nos desafiando a compreendê-lo para, finalmente, superá-lo." — Raquel Rolnik 


 

Portanto nosso maior desafio como sociedade é educar as pessoas sobre a importância de 20 centavos nas vidas de milhões de brasileiros, imagine a urgência de cuidar de bilhões que são roubados todos os dias no Brasil.   


Cortaram meus braços

Cortaram minhas mãos

Cortaram minhas pernas

Num dia de verão

Num dia de verão

Num dia de verão

 

Podia ser meu pai

Podia ser meu irmão

Não se esqueça

Temos sorte

E agora é aqui

 

Quando querem transformar

Dignidade em doença

Quando querem transformar

Inteligência em traição

 

Quando querem transformar

Estupidez em recompensa

Quando querem transformar

Esperança em maldição

 

É o bem contra o mal

E você de que lado está?

Estou do lado do bem

E você de que lado está?

Estou do lado do bem

Com a luz e com os anjos

 

Mataram um menino

Tinha arma de verdade

Tinha arma nenhuma

Tinha arma de brinquedo

Eu tenho autorama

 

Eu tenho Hanna-Barbera

Eu tenho pera, uva e maçã

Eu tenho Guanabara

E modelos Revell

 

O Brasil é o país do futuro

O Brasil é o país do futuro

O Brasil é o país do futuro

O Brasil é o país

 

Em toda e qualquer situação

Eu quero tudo

Pra cima

Pra cima

Pra cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário