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quarta-feira, 10 de setembro de 2025

O olhar da Neurociência para o processo de alfabetização

 


O espelhamento de letras, como trocar o b pelo d ou o p pelo q, é uma etapa natural do desenvolvimento infantil e tem explicação à luz da Neurociência.

Desenvolvimento cerebral:
As áreas responsáveis pela lateralidade e pela orientação espacial ainda estão em formação. Nesse estágio, o cérebro infantil pode tratar letras como imagens simétricas.

Memória visual:
A criança reconhece imagens, mas ainda não diferencia bem as letras giradas, aplicando a mesma lógica usada para objetos do cotidiano.

Funções executivas:
Atenção, memória de trabalho e foco em detalhes estão em amadurecimento, o que contribui para a inversão de grafias.

Natural até os 7 anos:
Esse fenômeno faz parte do processo de alfabetização. No entanto, se persistir de forma intensa após essa idade, pode indicar dificuldades específicas de aprendizagem e merece atenção especializada.

Cada criança tem seu tempo de amadurecimento cerebral. Paciência, estímulo e afeto são fundamentais nesse percurso.

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