SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Novas Lideranças! Experiência e inovação.




O que é ser líder num país caótico como o nosso ? De verdade não se trata de aproveitar dos medos das pessoas com o crescimento da violência e da corrupção para se apresentar como solução. Não é usar a retorica criando dados e afirmar com tom da voz uma autoridade que se busca se legitimar pela força. Muito menos é se aproveitar do sofrimento do povo para fingir que não teve nada a haver com corrupção que também gera miséria para milhões e privilégios para poucos como tem feito as oligarquias, gangues partidárias todos falsos lideres.  

A liderança envolve construir uma visão que compartilhe , eduque  e co responsabilize as pessoas para plantar as sementes desta colheita sabendo dividir as tarefas e os frutos.


Uma liderança se constitui num processo de aprendizado e de luta por causas, muitas vezes são as derrotas e sofrimento desta lutas que revelam as causas e os lideres ou como a realidade deveria ser mas não é por causas das forças que oprimem  e destroem vidas.

Claro que para Maquiavel liderança é como usar o  Estado para se manter no poder a qualquer preço e muitos se intitulam lideres por aperfeiçoar ainda mais esta forças com a maquina da corrupção  para evitar  que novas lideranças possam emergir.

Porem o líder sabe seguir não os caminhos de Maquiavel mas os movimentos da historia que fizeram por exemplo cair os castelos e o feudalismo que mais matavam em guerras pelo poder do que melhoravam  as vidas das pessoas devido aos privilégios da corte e da nobreza. A revolução francesa e industrial veio e atropelou sem aviso estes falsos lideres que ficaram com as coroas  e perderam as cabeças literalmente.


Por isso que muitos falsos lideres estão desesperados hoje e estão perdendo a cabeça porque se acostumaram a fazer politica na corte entre nobres. No Brasil estamos ao mesmo tempo talvez vendo o Capitalismo nascer no meio de uma Revolução digital que esta mudando a Economia mas também a politica.


Estamos vivendo uma Ruptura de lideranças que precisam lidar com multidões mas também saber liderar no Ciberespaço. Apreender a formar lideres de qualidade em espaços diferentes para caminhar juntos  e formar coalizões em tornos de causas. Saber empreender sem poderes sem Estado de baixo para cima novas realidades capazes de transformar vidas.  Construir visões sistêmicas que compartilhem e integrem desafios coletivos e individuais. Transformar estas visões no passo a passo para realiza-los através de projetos. 




Porem tem que fazer isso lutando por politicas publicas e contra corrupção por que não podemos deixar o Estado para falsos lideres usarem para seus privilégios a custa do povo.   Atuando em redes presenciais e no ciberespaço com ideias inovadoras capazes de provocar disrupção criando novas formas de ser, viver e governar de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário