SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Pag 15- UMA VISITA AO MUSEU





Na minha infância, todo Domingo era uma festa. Logo cedo íamos para a casa do Vô Alberto. Apaixonado por artes, tinha nas paredes de sua sala, obras de vários pintores de épocas diferentes, entre antigos e modernos. Após andarmos nos jardins que cercavam a casa, ele sempre me levava para passear em galerias ou museus de artes.
Num desses domingos, fomos ver uma exposição de Michelângelo e ele, muito sábio, passou a me explicar cada quadro da exposição, embora que pouco entendesse devido minha idade.
Até aquela altura não sabia por que vovô tinha sugerido o meu nome a papai e mamãe. Ao passarmos diante do quadro “O Sacrifício de Isaac”, Vô Alberto me disse:
- Filho, você ainda é muito novo, mas, um dia compreenderá o porque de eu ter sugerido seu nome: Isaac.
- Por quê, vô?
- Neste quadro se reproduz uma cena onde amor e fé se confunde, o que passamos a vida toda a fazer.
- Não entendi. Pode explicar melhor?
- Está bem. Então vamos sentar um pouco.
- Vou contar uma história:
“Os primeiros servos de Deus foram os grandes patriarcas do Antigo Testamento, dentre eles, Abraão”.
Abraão casara com Sarah, que depois de casada se descobriu estéril.
Para dar continuidade à sua descendência, Sarah fez com que Abraão gerasse um filho em sua escrava Agar.
O filho de Abraão se chamou Ismael.
Tempos depois, já na velhice, Sarah fica fértil e dela nasceu Isaac”.
- Um momento vô! Eu tenho o mesmo nome dele e o quadro também?
- Sim filho. É já lhe explico. “As Escrituras não dizem o porque do nome. Mas o certo é que com o nascimento de Isaac, Ismael e sua mãe foram morar distante dali e, portanto, Abraão ficara somente com Isaac, seu filho com Sarah”.
Deus, conhecedor da fé de Abraão, mas, querendo testá-la, pediu que ele apresentasse o próprio filho como oferenda.
Abraão amava muito o filho. Fruto do seu amor com Sarah, presente do próprio Deus que o queria de volta, mesmo assim, não exitou. Pôs-se a caminho para realizar o sacrifício. O próprio Isaac levou a lenha.
Chegando ao local predeterminado, Abraão preparou o altar. Amarrou Isaac e colocou-o em cima da lenha. Quando estendia a mão para pegar a arma e sacrificar o filho, do céu ouviu um chamado:
‘- Abraão, Abraão!’
Ele respondeu: ‘Aqui estou’.
A voz disse: ‘Não estendas a mão contra o jovem. Não lhe faças nada, pois agora sei que temes a Deus, tu que não poupaste teu único filho por mim!’
E esta, filho, sucintamente, é a história do Sacrifício de Isaac que hoje, em cenários diferentes, se repete e nem sempre temos a fé de Abraão para salvá-lo”
Era muito interessante a história, mas o que eu queria mesmo era ir para casa brincar de pintar e desenhar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário