SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Pag 24- A Escola e o Bairro dois caminhos sem destino.




Na escola como todos adorava a lanchonete, mas guardava o dinheiro da merenda para comprar o meu primeiro brinquedo com meu dinheiro, um Banco Imobiliário, que fui comprar na loja com meu pai. Muitos amigos do tempo desta escola, o Ginásio Santo Tomás de Aquino, ainda são meu amigos até hoje. Quer seja a turma do futebol, das travessuras ou dos melhores da sala. Era um dos 4 que competiam saudavelmente pelas melhores notas porque sempre sentamos um ao lado do outro, eu , Leo ( Fez Administração comigo ) , Paulo Geovani ( hoje Juiz ) e Iran ( Engenheiro) eu continuo Isaac . Porem no futebol gostava de jogar com os melhores, entre eles, o Luizinho, sempre foi craque, ainda hoje.

Na turma das brincadeiras, que de vez em quando me fazia sentar na geral para fazermos algo inovador, nunca testado na sala de aula, me geraram alguns problemas. Conheci todos os diretores e coordenadores e algumas vezes fui punido. Tinha medo, mas a alegria dessas brincadeiras valia a pena. Entre elas : Quando conversarmos soube a professora ela escutou e pediu que disséssemos o que estávamos falando. Eu sempre fui muito sincero, tenho uma terrível paixão pela verdade, disse que era ela gostosa. Ela mandou eu ficar o resto da aula em pé em frente ao quadro, depois me acostumei é já tinha uma cadeira para mim me esperando. Na escola até a quarta série acho que me apaixonei por todas as meninas bonitas da sala: Adriana, Álida, Verônica, Lana Mara, não porque eram apenas bonitas mas eram mágicas em seus sorrisos , sua vozes, gestos , mas enfim eu não tinha chance. Ainda continuo fã da beleza do amor que estas meninas marcaram minha infância de algo puro e profundo, diferente do BBB.

O BAIRRO

Lembro-me que morava numa casa pequena perto da Igreja de Nazaré, era alugada, enquanto constrói a nossa, naquele terreno de meu avô. Não sei se lembro da circuncisão, mas deve ter doído. Tenho um irmão, o Junior, dois anos mais velhos que eu. Ele sempre foi apaixonado por lutas e artes marciais, às vezes testava nas portas para ver se abria mesmo fechadas. A gente não viajava muito, mas de vez em quando íamos a praia, ao Remanso e a Canindé, onde aprendi sobre Francisco de Assis. Lembro de ter feito colônia de férias e alguns passeios porque tem algumas fotos no Baú.

Meu pai viajava muito pelo interior e minha mãe tinha plantões no Hospital. Desde pequeno tinha uma baba, a Abinha, e o meu pano de dormir que tem uma equivalência hoje a um amor que você tem por um cachorro é inseparável. A Abinha sempre nos protegeu. Minha mãe é disciplinadora e me tornei organizado, disciplinado e trabalhador graças ao exemplo dela. Da mesma forma que meu pai era o equilíbrio entre as duas quando resolviam brigar por qualquer motivo, aos poucos fui assumindo este papel conciliador.

Meu irmão Gerardo Junior sempre foi muito parecido com meu pai, mas agitado que eu enquanto criança e jovem quando encontrava os amigos, por outro lado mais tímido com os estranhos. Ele não gostava de futebol, eu amo, a nossa parceria era igual a dos filmes em alguma aventura eu fazia reta-guarda, ele atacava principalmente a comida, ainda hoje..
Nunca tivemos muitas oportunidades de brincar com os primos a não ser nas férias quando viajamos ou num aniversário. Não deu para criar vínculos mais fortes, mas família é família, os mais danados quando se encontravam como meu primo Ricardo e prima Vivi valia a pena as aventuras.

Não sei se vocês se lembram da sua primeira comunhão, eu olho para foto, na época tinha 10 anos. Parece que estes rituais não marcam tanto apesar da sua importância.
Em meu bairro adorava brincar com os meninos da rua de futebol, estourar rasga-lata na lixeira e caixa de correio dos outros, organizava as olimpíadas com várias competições e partidas de videogame até amanhecer pela segunda noite.

Nossa casa tem a frente na Avenida e as costas por aonde entra os carros na rua de trás , juntando com a de meu primo , Emilio, elas se ligam até o outra rua do lado, que sai na casa do Luís e do Paulo, a única com piscina da turma . Pense no circuito de Mônaco, pense na confusão. Ainda bem que o máximo que fazíamos era a guerra entre o Irã e o Iraque com a pronta intervenção dos EUA , nossos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário