SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Uma ilusão chamada eleições num Brasil Surreal.




que você  prefere para Presidente um Ditador, um Coronel do Ceara, ou um presidiário que vivenciou o maior assalto da historia aos cofres públicos ? Incêndio  no Museu nacional ou no Congresso ?    No Brasil as escolhas são absurdas e as causas dos problemas do passado, presente e futuro.

Imagine um pais que milhares de jovens estão morrendo, você desenvolve uma solução, gera impactos e faze uma sinergia em tudo que existe para transformar vidas.

Mas os governos preferem gastar bilhões na morte das pessoas sem gerar cidadania, trabalho e riquezas. Imagine um país onde centenas de pessoas com fome sem terra estão marchando para libertar um presidente  presidenciável  presidiário que comandou o maior  roubo da historia numa democracia bolivariana dando dinheiro aos bancos. Imagine um país onde a oligarquia Ferreira Gomes depois de mudar 8 vezes de partido, oriundos da ditadura é chamada de esquerda.  Imagine um país onde um fundo partidário é feito pra eleger os mesmo, inviabilizando a democracia em nome da lei. Imagine um país onde um Capitão do exército defende abertamente a ditadura, se cala para o massacre das mulheres (seus salários e vidas), fala que os portugueses não fizeram escravidão, combate os homossexuais, mas ama um guerrilheiro de esquerda homossexual, porque está de frente as câmeras.  Imagine um país onde Empresários de Estado sem capitalismo financiam 75% da campanha eleitoral e recebem em troca financiamento público, contratos e leis personalizadas. 

Esse país existe. É o Brasil surreal nada do realismo magico latino americano. Mas o pior de tudo isso é o que esse país espera de volta.  

Eles esperam silêncio e que devemos achar tudo normal afinal nossa imprensa é também surreal que a corrupção, privilégios e falta de instituições é normal. Eles querem que você desista, se cale, seja escravo, faça parte do circo e seja o palhaço. Finja que não tem sonhos, suor, lágrimas, família e viva de forma porra louca. Porque eles transformaram o país num puteiro. 

Porém ainda acreditamos em Renato Russo, Belchior, Cazuza... Na capacidade de lutar, empreender, se educar. Na arte e educação, ciência e tecnologia, trabalho. Porque amar e mudar as coisas nos interessam muito mais. Porque apesar do surreal Brasil tentar prostituir e corromper as palavras, sonhos, política, economia, história, arte. É impossível. Porque ninguém corrompe a vida e a história não se apaga , o mundo segue seu rumo, independente das nossas podres elites banais.

Era uma vez ponto de exclamação, virgula, interrogação, não sei quantas vez mais, por esta terras a matemática em vez de somar, diminui de todos e multiplica para poucos. Aqui as aguas e os pulmões são poluídos mas temos que ter orgulho do agrotóxico e do câncer que gera, os impostos são desgovernados, a fé e o crime ganha eleição, os livros não valem nada enquanto dançamos forro e funk , viajamos mundo a fora para falar mal do país que pouco ou nada ajudamos a construir coletivamente enquanto nossas desigualdades e misérias são discursos, musicas e filmes mas são tudo menos pessoas e vidas, mas todos eleitores quando cada qual vivendo num pais diferente , vivemos todos os surrealismos em nossos cotidianos , aonde por estas terras a ficção é normal , menos enxergar nosso realismo sem magia apenas brutais e tristes historias que esquecemos de contar a nós mesmos para destruir a ilusão que compartilhamos chamada eleições.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário